Copiar artigos de outros blogs não é legal!

crime-virtual-plagio-internet-blog
Quem acompanha o grupo "Blogueiros" no Facebook, deve ter notado que foi iniciado recentemente um debate bem interessante, onde vários blogueiros discutem sobre o plágio na internet.

Tudo começou quando o Gustavo Guerra, administrador do metablog Ajuda Blogueiros, postou no grupo um status onde desabafava sobre um blogueiro que o havia plagiado aproximadamente 11 ARTIGOS. E não para por aí: o indivíduo também plagia diversos outros blogs, inclusive grandes, como Ferramentas Blog e Escola Dinheiro. Enfim, o blog dele só contém artigos plagiados.

O resultado disso tudo foi centenas de comentários de diversos blogueiros dos mais variados nichos. Muitos deles davam sugestões de campanhas e projetos contra o plágio na internet. Depois de muita discussão ficou decidido que cada blogueiro deveria escrever um artigo em seu respectivo blog, apoiando o movimento.

Portanto esse é o meu artigo onde exponho meu ponto de vista em relação ao plágio na internet:

Afinal, o que é plágio?

plagiar-copiar-artigos-colar
O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
Fonte: Wikipedia
Simplificando: Plágio é quando utilizamos algo que foi criado por outra pessoa sem citar os créditos ao verdadeiro autor. Na blogosfera é quando copiamos artigos de outros blogs e não colocamos no final do post um link para a postagem original.

A maioria dos blogueiros que aderem a essa prática, o fazem por achar que não se trata de algo errado, e que copiar artigos é o caminho mais curto para o sucesso. Não sabem eles que estão totalmente errados, já que plágio é crime previsto em lei, e um blog que plagia jamais encontrará sucesso algum.

Por que plagiar é ruim?

Quando copiamos um artigo de outro blogueiro, sem permissão e sem citar os créditos estamos prejudicando a todos: o blogueiro, o plagiador e a todos os leitores, pois além de desestimular o blogueiro a publicar novos artigos, o Google puni blogs com conteúdo duplicado.

Sem falar que é triste ver nosso conteúdo, ao qual passamos horas escrevendo, ser roubado por outras pessoas, que não se dão ao trabalho de mover nem uma virgula. Isso desmotiva qualquer um.

desmotivacao-plagio-blog-internet

Como descubro se meu blog for plagiado?

Encontrar possíveis plagiadores entre milhões de sites e blogs é algo extremamente difícil, por sorte existe uma ferramenta que pode nos auxiliar nesse trabalho, o Copyscape.

Como proceder após ser plagiado?

Quando descobrimos que tivemos nosso conteúdo roubado, certamente ficamos revoltados, mas não é aconselhável tomar decisões precipitadas. O primeiro passo é entrar em contato com o plagiador e pedir a remoção do conteúdo. Em caso de recusa, o melhor a fazer é denunciar ao Google que se encarregará de retirar o conteúdo plagiado das pesquisas.
Se nenhuma alternativa deu certo, você tem duas opções: esquecer e fazer de conta que nada aconteceu ou denunciar o plagiador, já que como eu disse anteriormente: plágio é crime previsto em lei, e depois do vazamento de fotos íntimas de uma certa atriz, a punição para crimes virtuais ficou muito mais rígida.

Conclusão

Eu sei que simples artigos como esse não vão mudar o mundo, mas nós blogueiros originais devemos nos unir para para combater o plágio e criar uma blogosfera ainda melhor.

Se esse movimento que está sendo colocado em prática por nós metabloggers tiver uma boa repercusão na blogosfera, iremos escrever um e-book, isso mesmo, escreveremos um e-book completo com o objetivo de combater o plágio. Portanto se você quer ver ele publicado, comente, divulgue ou faça o que desejar, mas venha apoiar essa causa justa.

E você, qual sua opinião sobre plágio na internet?

Gostou? Compartilhe:
Carlos Vinícius

Carlos Vinícius é blogueiro, programador e Web Designer. No momento está cursando o ensino médio e tem como principal sonho se tornar Problogger. Você o encontra também no Escola Sites e no Quero criar um blog.

34 comentários:

  1. Olá Carlos, é muito bom ler artigos como esse, que destrincha cada parte do plágio. Pra mim a parte mais importante a ser destacada é sobre o tempo que passamos escrevendo o artigo. Quanto tempo gastamos ali, de frente ao monitor, estudando outros artigos para poder criar o nosso com nossa opinião e expectativa..? Pois é, daí vem alguns que copiam e colam nosso conteúdo em blogs alheios. Enfim, esperamos com certeza que a web 3.0 destrua essa prática. Ou pelo menos diminua drasticamente essa prática errada.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stenio, obrigado pelo comentário.

      Concordo em tudo que você disse. É simplesmente desmotivante quando passamos horas escrevendo um artigo, e vem um cidadão e rouba nosso conteúdo sem mover uma vírgula.

      Abraços e sucesso.

      Excluir
  2. Excelente artigo Carlos.

    Se todos dermos a nossa contribuição para o fim dessa "praga" a blogosfera vai ganhar e muito com a qualidade dos seus blogs e o aumento da auto estima dos blogueiros que são adeptos do conteúdo de qualidade.
    Parabéns amigo...

    Vamos lá blogueiros!!! todos juntos nessa causa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio, obrigado pelo comentário.

      É fato que se o plágio diminuir a blogosfera vai melhorar muito, mas teremos que trabalhar bastante para acabar definitivamente com essa praga.

      Abraços e sucesso.

      Excluir
  3. Carlos,

    É Isso ai, com sinceridade e vontade iremos longe com essa causa! Não podemos nos desanimar! conseguiremos não importando como mas iremos ter um Bom resultado!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Phablo, obrigado pelo comentário.

      Tomara mesmo, estou rezando para que consigamos mudar a forma de pensar dos blogueiros que plagiam.

      Abraços.

      Excluir
  4. Olá,

    Carlos, é muito desmotivante saber que ainda tem pessoas por todos os lados plagiando blogs, realmente isso acontece toda hora e a unica coisa que resta nós fazer é denunciar.

    Abraços,
    Guilherme Wathier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, obrigado pelo comentário.

      Concordo com você, a única maneira de combater essa praga realmente é denunciando. Mas tomara que essa nossa campanha possa diminuir essas estatísticas desprezíveis.

      Abraços.

      Excluir
  5. Olá Carlos, um assunto muito complexo e que foi muito bem explicado no seu artigo.

    Conte comigo nessa luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jackson,

      É bom saber que podemos que contar com você :).

      Obrigado pelo comentário, abraços.

      Excluir
  6. Fala-se muito por ai sobre copiar conteúdo alheio e talz, mas na realidade basicamente a internet é isso, um site copiando o outro, e nem adianta reclamar, denunciei um blog que copiou descaradamente alguns posts de meu blog, o cara copiou na cara-de-pau até as imagens, não que eu me importe em alguém copiar o que faço mas pelo menos aponte um link para o post original pra ajuda o meu blog a crescer, em alguns blogs meu já criei alguns posts baseados em alguma coisa que vi por aí, mas sempre aponto um link para o site que originou o meu post, procuro não copiar o post faço apenas um resumo com as minhas palavras e meu jeito de escrever, mas sempre sito a matéria que inspirou o post.

    ResponderExcluir
  7. Com relação ao post que me copiaram denunciei e após alguns dias o google me respondeu e mandou eu falar com o blogueiro que copiou o meu post, para mim negociar com ele a retirada da página do ar, deixei pra lá, até por que ética se nasce com ela e não se ensina, cada um tem sua consciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elvis, obrigado pelos comentários.

      É difícil acreditar que o Google tenha pedido para você negociar com o plagiador, normalmente eles desindexam a página das pesquisas sem dó nem piedade.

      Abraços e sucesso.

      Excluir
  8. É isso aí Carlos vamos combater contra essa praga, só undidos podemos fazer e desde já o que acha que podemos fazer com o caso Kako Lourenço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mike, obrigado pelo comentário.

      Vocês já entraram em contato com ele e ele se recusou a retirar os posts do ar, então o melhor a fazer é contatar o Google. Mas pensando bem, o blog desse cara é tão DESPREZÍVEL que nem merece nossa atenção.

      Abraços.

      Excluir
  9. Eu copiei uma imagem de um blog, mais coloquei os credito do site ( com o link ) mais não da imagem, pois a imagem que usei foi para outra coisa diferente do que o blog estava utilizando.
    FIz certo ou deveria por o link da postagem que tirei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio,

      Comumente o que você fez foi certo, mas alguns blogs tem regras diferentes em relação ao conteúdo. Portanto procure nesse blog alguma página do tipo "política de conteúdo", ou algo assim. Caso não exista nenhuma página desse tipo, pode fique tranquilo.

      Obrigado pelo comentário, abraços.

      Excluir
  10. Ótimo artigo que você fez aqui Carlos!

    Adorei ele, explicou tudo sobre o plagio e como impedi-lo de ser feito. Obrigado por citar no artigo, e vamos todos juntos acabar com esses plagiadores!

    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo,

      Obrigado pelo comentário e pelos elogios.

      Abraços.

      Excluir
  11. Olá Carlos.

    O blog do Gustavo teve mais de 10 artigos plagiados. Horrível isso. Parabéns pelo artigo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izaque, obrigado pelo comentário.

      Realmente é horrível ver que o tal de Kako teve a petulância de copiar mais de 10 artigos de um único blog.

      Abraços.

      Excluir
  12. Carlos,

    Ótimo artigo, de fato temos que tomar cuidado com relação ao plágio e eu arrisco até a dizer que é considerado como um "câncer" na internet. Vamos combater.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      Obrigado pelo comentário, fico feliz em vê-lo comentando aqui no CB. Saiba que eu considero o "Metablog", um dos blogs mais importantes em seu nicho.

      Concordo com você, hoje em dia o plágio é tão constante que pode ser considerado o "câncer" da internet.

      Abraços.

      Excluir
  13. Olá Carlos! Ótimo artigo!
    Esse artigo é um ótimo guia sobre plágio. Infelizmente a internet está cheia desses "malwares", que só vem infectar as buscas e prejudicar nosso trabalho. Além de produzir conteúdo, responder e-mails, comentários, divulgar nosso conteúdo, estudar tabelas e números, precisamos agora lidar com idiotas que roubam o que nós produzimos e ainda monetizam!

    Fico extremamente decepcionado com a incompetência de determinadas pessoas. Para uma pessoa que fez faculdade é inacreditável? O que podemos fazer? Denunciar e lamentar: lamentável, sinceramente lamentável.

    Parabéns pelo artigo, até mais! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iago,

      Obrigado pelo comentário. Realmente é chato ter que perder tempo denunciando um individuo, enquanto poderíamos estar a escrever artigos, ou divulgando os nossos blogs.

      Abraços.

      Excluir
  14. Concordo com você! Plagiar não é nada legal e devemos abolir esta ação, mas precisamos da colaboração de todos.
    Se todo mundo tivesse esse mesmo pensamento, a blogosfera seria um mundo totalmente diferenciado e ótimo. Mas enfim...
    Parabéns pelo post, pelo seu blog e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanni,

      Obrigado pelo comentário. Para acabar com o plágio, realmente precisamos nos unir, e é isso que estamos fazendo, uma grande colaboração de blogueiros para diminuir essa praga. Inclusive, talvez daremos início a um e-book gratuito em breve ;)

      Abraços.

      Excluir
  15. Olá meu querido, recentemente passei pelo mesmo problema e estava escrevendo um texto sobre isso, deixei uma referencia do seu artigo em um dos meus links, pois acredito que muitas pessoas ainda não conhecem a importancia de tomar devidas atitudes e seu artigo pode tirar muitas duvidas. Obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Imari,

      Muito obrigado pelo comentário e pelo backlink. Fico muito feliz em saber que consideras esse artigo uma referência sobre o assunto.

      Abraços.

      Excluir
  16. O plagio é uma praga que desvalortiza quem relmente faz da internet seu ganha pão, fazendo com que muitos copiem seus artigos sem o minimo respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigado pelo comentário e por expor sua opinião aqui no blog.

      Abraços.

      Excluir
  17. oi Carlos, eu to pensando em montar um blog que é assim: uma imagem e abaixo uma reflexão sobre ela. A reflexão seria de minha cabeça, mas as imagens eu obteria do google imagens, eu posso fazer isso? E se eu modificar a imagem do google imagem, convertendo-a em pintura ou desenho, algo como uma criação original (semelhante ao que uma idosa fez acidentalmente ao tentar restaurar uma pintura de Cristo) pode? Por exemplo: eu posto a imagem de uma mulher de costas olhando pro horizonte e eu converto em estilo riscos de desenho, é crime nesse caso? Se vc poder me responder em meu e-mail, é jamalpato@bol.com.br

    Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Eu não entendo muito bem sobre direitos autorais, mas acredito que não seja errado utilizar fotos do Google imagens, desde que se tenha os devidos cuidados. Caso você modifique a imagem, melhor ainda.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  18. muito interresante amigo acesse meu blogger

    link :
    bloggerdoadsense.blogspot.com

    ResponderExcluir