Criar um blog utilizando a plataforma Blogger é tão fácil que chega a ser ridículo, porém gerenciá-lo de forma eficiente a ponto de fazer sucesso é muito mais complicado. É necessário meses, ou até mesmo anos, produzindo conteúdo original e de qualidade até conseguir fidelizar um bom público. Muitos afirmam que todos os blogueiros devem usar o Blogger até entender como a blogosfera funciona, e depois efetuar uma migração para o Wordpress. Eu não concordo com isso, acredito que é possível sim fazer sucesso utilizando o Blogger, e decidi escrever esse artigo para tentar provar para você que estou certo em relação a isso.

Já no WordPress, é necessário investir contratando um servidor e um domínio próprio, o que faz com que o blogueiro se dedique mais, diminuindo a chance de desistência. Por esse motivo, muitos metabloggers (blogueiros que ensinam outros blogueiros a blogar) afirmam que um blog só pode ser profissional se estiver no Wordpress, o que é uma informação totalmente errada, e acaba iludindo o blogueiro e fixando um certo "preconceito" contra o Blogger. Já tentei alertar sobre isso em um artigo que falo que não devemos acreditar em tudo que os metabloggers falam.
Há muitas outras vantagens que eu preferi não citar, pois acredito que só essas já lhe convenceu que é possível sim criar um blog profissional e de sucesso utilizando o Blogger.
Abaixo coloquei uma enquete onde vocês poderão votar se vocês acham que é possível criar um blog profissional no Blogger. Também não esqueçam de deixar um comentário expressando sua opinião sobre o assunto relatado no texto.

Por que há tanto "preconceito" contra o Blogger?
Atualmente, milhares de blogs são criados no Blogger todos os dias, e segundo estatísticas, apenas 5% desses blogs sobrevivem após os 3 meses de vida. E isso gerou uma quantidade absurda de blogs abandonados com apenas uma postagem, ou em alguns casos, nenhuma. Por esse motivo, muitos já torcem o nariz quando veem, por exemplo, que o resultado de uma busca no Google está no domínio blogspot.com.br.Já no WordPress, é necessário investir contratando um servidor e um domínio próprio, o que faz com que o blogueiro se dedique mais, diminuindo a chance de desistência. Por esse motivo, muitos metabloggers (blogueiros que ensinam outros blogueiros a blogar) afirmam que um blog só pode ser profissional se estiver no Wordpress, o que é uma informação totalmente errada, e acaba iludindo o blogueiro e fixando um certo "preconceito" contra o Blogger. Já tentei alertar sobre isso em um artigo que falo que não devemos acreditar em tudo que os metabloggers falam.
Vantagens do Blogger
O Blogger é uma ferramenta intuitiva que possui muitas vantagens, algumas delas não podem ser encontrados em nenhuma outra plataforma. Abaixo vou citar alguns desses recursos que fazem do Blogger uma plataforma para uso profissional.Totalmente gratuito
Essa vantagem pode ser inútil para blogueiros mais experientes, já que dinheiro atrai dinheiro e investir no blog é algo necessário para deixa-lo profissional, mas vale ouro para blogueiros que estão iniciando na blogosfera e não querem se arriscar ao iniciar um novo projeto.Mais intuitivo e fácil de usar
O painel do Blogger é extremamente simples e objetivo, onde é possível criar um blog em menos de dois minutos. Sua facilidade no gerenciamento também é grande, é raro encontrar pessoas que tiveram dificuldade ao usar o serviço.Hospedagem sem limite de espaço
Quando pagamos uma hospedagem para usar o Wordpress, por mais caro que seja, quase sempre terá um limite de espaço nesse servidor, ou seja, há o risco de um dia devido ao número de dados hospedados, ter que mudar de plano ou de empresa. Ao contrário do Blogger onde não há limite algum, mesmo sendo totalmente gratuito.Está nos servidores da Google
Ao criar um blog no Blogger, todos os dados enviados, sejam postagens, imagens e etc, ficam salvados nos maiores datacenters do mundo, os servidores do Google, lá na Califórnia. Não há nada mais garantido que isso, dificilmente seu blog sairá do ar. Nenhuma outra empresa de hospedagem pode oferecer tanta confiança quanto o Google.Há muitas outras vantagens que eu preferi não citar, pois acredito que só essas já lhe convenceu que é possível sim criar um blog profissional e de sucesso utilizando o Blogger.
Abaixo coloquei uma enquete onde vocês poderão votar se vocês acham que é possível criar um blog profissional no Blogger. Também não esqueçam de deixar um comentário expressando sua opinião sobre o assunto relatado no texto.
Carlos
ResponderExcluirÓtimo artigo. Eu era um dos que defendiam a idéia de usar o blog no WordPress apenas. Vejo que o blogger tem muito para melhorar, mas creio ser possível ter um blog bem sucedido nessa plataforma. O Aprenda Blogando é na plataforma blogger e estou satisfeito com os resultados obtidos. Outro grande exemplo é o Como Blogar.
Parabens pelo artigo. Sucesso!
Olá Rodrigo, o Wordpress também é uma ótima ferramenta que possui alguns recursos melhores que no Blogger, mas para o meu atual projeto o Blogger se encaixa mais, e não tenho em mente migrar de plataforma.
ExcluirObrigado pelo comentário.
Bom, iniciei no Blogger e migrei para o wordpress e depois voltei para a plataforma blogger. Na minha opinião o maior erro que cometi foi ter migrado para o wordpress, pois foi à partir disso que perdi espaço nos sites de busca. Não sei se é correto afirmar, mas percebo que o site de busca Google prioriza, quando o conteúdo é similar, conteúdos hospedados na plataforma Blogger, isso independente de tecnicas de SEO.
ResponderExcluirOlá Luciano, o Google não prioriza resultados de blogs de nenhuma plataforma, para ele a plataforma não significa nada.
ExcluirTalvez você tenha tido problemas no Google devido ao processo de reindexação de páginas, já que no WordPress a estrutura de links é diferente.
Abraços.
Oi Carlos !
ResponderExcluirEngraçado é que eu abandonei um blog no Word Press mas nunca abandonei um do Blogger e continuo confiante e determinado a continuar nessa plataforma que por enquanto esta me fazendo muito feliz.
Parabéns pelo artigo.
Sucesso sempre.
Olá Mauricio,
ExcluirRealmente é raro encontrar blogueiros que trocam o Wordpress pelo Blogger.
Obrigado pelo comentário.
Olá Carlos, o Blogger é sem dúvidas uma ótima ferramenta para criação de blogs. Não uso o blogger hoje porque não soube trabalhar com ele quando iniciei, mais se tivesse aprendido antes de conhecer o Wordpress com certeza estaria usando.
ResponderExcluirAconselho a todos os meus amigos que querem criar um blog a usar a plataforma Blogger, pois a mesma é excelente e tenho que confessar que tenho me surpreendido muito.
Olá Jackson, realmente o Blogger está melhorando a cada a dia e surpreendendo a todos.
ExcluirObrigado pelo comentário.
"[...]dificilmente seu blog sairá do ar[...]"
ResponderExcluirAinda bem que você falou "dificilmente", pq se fosse "nunca", estaria mentindo, kkk. Não é difícil eu me deparar com o erro "503 - Service Unavailable" em qualquer blog Blogger.
Ah, sem querer criticar, mas em "[...]lá na califórnia[...]", Califórnia não é com C maiúsculo ^^. E nem sempre a hospedagem será na Califórnia, já que a Google tem datacenter por várias partes do mundo, e nenhum serviço está centralizado em apenas um.
Ah, uma grande vantagem do Blogger são os templates prontos que encontra pela web, que são muito melhores que os do WP, mesmo os Premium, ah não ser que você mande fazer um personalizado.
E realmente, depois das últimas atualizações que ocorreram no Blogger, ele está cada vez mais se aproximando do WP em termos de SEO e quantidade de recursos, e já o supera em facilidade de uso.
Ótimo artigo ^^
Olá Tiago,
ExcluirEsses pequenos erros 503 acontecem em épocas de grandes mudanças no Blogger, mas não se pode dizer que o blog está fora do ar já que basta atualizar a página e volta tudo ao normal. Se considerarmos que o Blogger disponibiliza atualizações automaticamente e há milhões de blogs hospedados no mesmo datacenter, sua taxa de disponibilidade é altíssima.
Apesar de existir vários datacenters do Google espalhados pelo mundo, eu sei de fontes confiáveis que todos os blogs do Blogger ficam hospedados em Mountain View, localizado na Califórnia.
Como eu disse no artigo, eu citei apenas as maiores vantagens e não achei necessário mencionar o fato de ser fácil encontrar templates gratuitos.
Obrigado pelo comentário.
Com certeza eu achava o blogger bom mas. pena que de tanto ouvi falar que o Wordpress era melhor que acabei migrando , tomara que esse meu projeto de certo . até mais
ResponderExcluirClede, não estou aqui para dizer que o WordPress é uma plataforma ruim, muito pelo contrário, mas o pior erro que você cometeu foi migrar de plataforma por influência alheia. Se você gostava do Blogger, não havia necessidade de deixá-la.
ExcluirMas de qualquer forma, boa sorte em seus projetos.
Muito boa postagem, amigo. O Blogger é o melhor serviço gratuito para quem quer começar um blog e não tem como pagar (ou não quer se dar ao luxo) uma hospedagem "profissional". Aliás, essas hospedagens profissionais nem sempre são profissionais... Enfim...
ResponderExcluirUtilizo o blogger desde muito tempo atrás, acho que de meados de 2004/2005. Comecei no ano passado, exatamente em 21/10, um blog sobre mmorpgs. Resultado? Está online até hoje!
Se puder procurar no google, para dar uma olhada e ver que o blogger pode sim dar certo, procure por: Dreamlike. O domínio é .com.br, porque preferi algo mais simples de se digitar do que .blogspot.com.br
Abraços e sucesso!
Olá Eriol,
ExcluirConcordo com tudo que disse. O Blogger é realmente uma ótima alternativa para quem não pode ou não quer pagar uma hospedagem. Aliás muita gente paga por um host que não oferece nem metade da qualidade oferecida pelo Blogger.
Obrigado pelo comentário.
Concordo literalmente com você, existe muito preconceito contra o blogger fazendo com que os novos blogueiros desistam antes mesmos de começarem. Mas acredito que há possibilidade de criar um blog profissional nesta plataforma e fazer sucesso com ele, abraço.
ResponderExcluirOlá Jairo, obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado :)
ExcluirAbraços.
Rapaz, eu estou vendo coisa ou a meta tags h1, h2. h3 do seu blogger estão todas foras de ordem?
ResponderExcluirEssas configurações de meta tags é a padrão do Blogger, que é a plataforma que utilizo.
ExcluirTalvez por pura "incompetência informática" nunca fui feliz com o WordPress...Entrei e sai 2 vezes...E nunca fui infeliz com o Blogger...Mas pode ser por pura "incompetência informática"...Há, contudo, uma coisa que detesto nos dois: "Não há um contato eficiente"...Ok, certas coisas podemos resolver num fórum, mas, pra mim, direcionar respostas a um fórum é desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor brasileiro. E não me venham com a história da "gratuidade", pois a Lei é para todos os serviços prestados a algum consumidor, além do mais a Google está bilionária com essa tal "gratuidade".
ResponderExcluir