O que é e como funciona o Wordpress?

blog-wordpress
Apesar de eu utilizar e defender com unhas e dentes a plataforma Blogger, a cada dia venho me surpreendendo ainda mais com os incríveis recursos disponíveis no Wordpress. Portanto, a partir de hoje começarei a escrever mais artigos voltados aos usuários dessa plataforma, sem esquecer os usuários do Blogger.

Como a maioria dos meus atuais leitores utilizam a plataforma Blogger, decidi escrever esse artigo para explicar como funciona o Wordpress.

Antes de tudo quero deixar claro que estou a falar sobre o Wordpress.org, e não sobre o Wordpress.com, que é diferente do primeiro.

wordpress-logo

Quem usa o Blogger acaba se acostumando com as facilidades do serviço, onde não é preciso se preocupar com o que se passa por trás de seu blog, pois basta preencher um pequeno cadastro que o blog já estará no ar. Já no Wordpress, apesar de ser gratuito, é necessário alugar um servidor para colocar todos os dados do blog online, e comprar um domínio para que o blog possa ser acessado através de um simples endereço do tipo seunome.com.br.

No Blogger o blog é automaticamente hospedado nos servidores do próprio Blogger e o endereço é um subdomínio do tipo seunome.blogspot.com.br.

O Wordpress é um CMS (Content Management System), ou seja um sistema que auxilia o usuário a gerenciar um site da internet sem precisar ter vastos conhecimentos em programação. A especialidade dele é a criação de blogs, mas também pode ser usado para sites comuns ou portais de notícias.

O Wordpress só funciona corretamente quando instalado em servidores que suportam as seguintes tecnologias:
  • PHP 5.2.4 ou superior;
  • MySQL 5.0 ou superior.
O grande diferencial do Wordpress em relação ao Blogger ou qualquer outro CMS é a grande quantidade de recursos nativos e os que podem ser adicionados através de plugins.

Abaixo vou citar algumas das principais vantagens do Wordpress, que lhe ajudarão a entender como funciona essa incrível ferramenta:

Plugins

wordpress-plugin
Imagem meramente ilustrativa.

Os plugins são ferramentas que ao serem instaladas, acrescentam ou estendem funcionalidades que não são nativas do WordPress, como por exemplo o plugin Askimet que protege o blog contra comentários enviados por robôs (SPAM).

Todo e qualquer plugin pode ser facilmente instalado através do próprio painel de administração do Wordpress. Para aprender a instalá-los recomendo uma vídeo aula feita pelo meu parceiro Jackson Soares:

Temas

O tema é nada mais que a aparência do blog. O Wordpress já vem com dois temas previamente instalados que podem ser escolhidos através do painel. Também através do painel é possível encontrar e instalar outros milhares de temas. Além disso é possível comprar um tema premium, ou contratar um profissional para desenvolve-lo exclusivamente.

SEO

wordpress-seo

Outra grande vantagem do Wordpress é o fato de ele ser agradável aos mecanismos de buscas (Google, Bing e outros), facilitando que seu blog seja bem indexado, podendo mais facilmente aparecer entre as primeiras posições das pesquisas, e consequentemente aumentando o número de visitantes.

Conclusão

O Wordpress é sem dúvida nenhuma um dos melhores, senão o melhor, sistema gratuito para criação de blogs. Nele podemos encontrar recursos incríveis, alguns deles não há em nenhuma outra plataforma. Mas isso não quer dizer que a escolha da plataforma seja tão importante, já que o que vai levar seu blog ao sucesso é o conteúdo que ele apresenta.

Em breve irei escrever um tutorial completo apresentando o passo a passo de como instalar o Wordpress. Aguardem.

E você, o que acha do Wordpress? Já o utilizou? Se sim, o que achou? Deixe seu comentário.

Gostou? Compartilhe:
Carlos Vinícius

Carlos Vinícius é blogueiro, programador e Web Designer. No momento está cursando o ensino médio e tem como principal sonho se tornar Problogger. Você o encontra também no Escola Sites e no Quero criar um blog.

15 comentários:

  1. Olá Carlos, o Wordpress pra mim (Jackson Soares) é o melhor, mais não subestimo o poder do Blogger, pois tenho me surpreendido muito com essa plataforma.

    Posso dizer que já iniciei no Wordpress e amo esse CMS.

    Ótimo artigo Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jackson,

      O Wordpress realmente é uma excelente ferramenta, quem a usa, não consegue mais utilizar outra plataforma. O Blogger também é um ótimo serviço que a cada dia lança novidades, e que em breve provavelmente poderá desbancar o Wordpress.

      Abraços.

      Excluir
  2. Bom artigo. Mas só uma curiosidade aqui: porque você só fala do Wordpress.org, nunca do .com, já que ele é mais parecido com o Blogger? Mais parecido no sentido de hospedagem, domínio, limitações...
    Agora sobre o Wordpress.org: sei que ele é bem complexo, tem bastante funções e podem ser adicionadas mais ainda por meio de plugins, mas nunca gostei dele... Não sei se é pela dificuldade de se achar um bom tema gratuito, ou porque eu simplesmente não gosto de usar sistemas que não tenham sido feitos por mim... Entre Blogger e WP.org, eu prefiro Blogger. É mais simples de se editar templates :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago, obrigado pelo comentário.

      Eu não falo sobre o Wordpress.com porque eu nunca o utilizei, e seria injusto da minha parte ensinar algo que nem mesmo eu sei. Aliás pelo que eu já li sobre ele, o WordPress.com é muito limitado, onde só podemos ter acesso a recursos mais complexos se pagarmos uma determinada quantia.

      Encontrar um template gratuito e de qualidade para Wordpress.org realmente é difícil, acredito que seja pelo fato de ser mais complicado de desenvolve-lo.

      Abraços.

      Excluir
    2. Tiago, acho que essa discussão sobre se vale apena utilizar Wordpress.com pode gerar um bom artigo. Fique no aguardo que em breve publicarei um artigo sobre isso.

      Abraços.

      Excluir
  3. Eu prefiro o Blogger, mas pelo pouco que conheço o WP, sei que ele é um ótimo CMS.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Também gosto muito do Blogger, e por mais que o WP seja incrível, não tenho em mente mudar de plataforma.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  4. Carlos,

    Muito bom o post, fiquei focado na parte do serviço em banco de dados online, realmente é uma plataforma bem profissional, não pode-se dizer quem está começando pode muito bem usar o Wordpress.com, sem nehum problema! Valeu mesmo, e para não se esquecer acesse o Woorank e desfrute muito com as informações.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Phablo,

      Obrigado pelo comentário. Eu sei que criar um blog bem sucedido no WP.com é possível, mas é um caminho mais longo.

      Abraços.

      Excluir
  5. Olá Carlos,realmente o Wordpress é uma ótima plataforma pena que eu não posso migrar pra ela.Ficou muito bom o seu artigo abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelleany,

      Porquê você não pode migrar para Wordpress? Não tem recursos para contratar um plano de hospedagem?

      Abraços.

      Excluir
  6. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

    Será publicado em 20/12/12 , no decorrer do dia.

    IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
    Google Analytics e em outras ferramentas
    similares como originadas na URL
    http://ads.tt/ .


    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do artigo a ponto de divulgá-lo em seu agregador.

      Abraços.

      Excluir
  7. isso é COMPLETAMENTE gratuito?? se eu quiser faser qualquer coisa no blog é gratuito???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O WordPress.com em si é gratuito sim, mas há alguns recursos que só estão liberados para os usuários do plano pago.

      Abraços.

      Excluir