Vale a pena usar o Wordpress.com?

A ideia do artigo que você está a ler nasceu de uma dúvida deixada pelo leitor Tiago de Souza através de um comentário no artigo em que ensinamos o que é como funciona o Wordpress.org. Ele me perguntou por quê eu sempre falo sobre o Wordpress.org, e nunca sobre o .com. Isso acontece porquê eu nunca utilizei o serviço, e eu acho injusto falar sobre algo que nem eu mesmo conheço. Porém decidi criar um blog de testes no Wordpress.com para analisar a ferramenta e escrever um artigo falando sobre ele.

Muitos metabloggers falam que o Wordpress.com é um serviço limitado que só deve ser usado em blogs amadores, mas como não devemos acreditar em tudo que eles dizem, irei fazer minha própria análise para descobrir se vale a pena, ou não, criar um blog usando o Wordpress.com.
Wordpress.com logo

O que é o Wordpress.com?

Como o Wordpress.org é um CMS gratuito que praticamente não trazia lucros para seus autores, os mesmos decidiram criar uma versão em que os usuários poderiam utilizar a ferramenta sem precisar contratar um serviço de hospedagem e um domínio próprio, semelhante ao Blogger, o Wordpress.com. O serviço é gratuito, mas para ter acesso a recursos mais complexos, como edição do código fonte, themes premium e domínio personalizado é necessário pagar uma taxa de $99 por ano.

Primeira impressão

Ao obter acesso ao painel do WP.com pela primeira vez, percebi que ele não é tão limitado o quanto dizem, pois inclusive tem alguns recursos que nem mesmo o .org possui. Porém ao dar uma passeada pelo painel, percebi que de fato ele tem algumas limitações em relação ao WP.org.

Vantagens do Wordpress.com

Praticamente gratuito

Uma das grandes vantagens do Wordpress.com em relação ao .org, é que você não precisa investir absolutamente nada para criar um blog (ao menos que você efetue um upgrade). Mas vale a pena lembrar que se você deseja criar um blog de sucesso, investir é essencial.

Fácil de configurar

Ao contrário do WP.org, no .com você não precisa se precisa se preocupar com detalhes técnicos, como por exemplo a criação de banco de dados MySQL, pois basta alguns cliques e seu blog já estará no ar.

Recursos personalizados sem precisar de plugin

No WP.com é possível encontrar muitos recursos que no .org só funciona com instalação de plugin. Dentre esses recursos posso destacar o sistema de estatísticas que é muito completo e a possibilidade de inserir enquetes e votações em seu blog.

Desvantagens do Wordpress.com

Não permite publicidade

Essa é uma das piores, senão pior, desvantagem do WP.com. Como ele não permite a inserção de banners publicitários como Adsense, fica mais difícil ganhar dinheiro com seu blog, a não ser através de alguns programas de afiliados ou anunciantes diretos.

Poucos temas gratuitos

Como não é possível instalar temas externos na versão gratuita, é necessário se contentar com os temas padrões, que são poucos. Além disso a grande maioria deles são pouco bonitos.

Não é possível editar o código fonte

Ao menos que você utilize a versão paga, você não pode editar o HTML do seu blog, o que impede personalizações mais complexas. Somente é permitido a inserção de trechos CSS para personalizar um pouco a aparência do seu blog.

Não roda plugins

Uma das grandes vantagens do Wordpress.org é a infinidade de plugins disponíveis que podem ser adicionados, para assim acrescentar ou estender determinadas funcionalidades em seu blog. Mas infelizmente o Wordpress.com não permite a inserção desses plugins, o que é uma grande desvantagem.

URL muito longo

Ao criar um blog no WP.com a URL do mesmo será algo como: seunome.wordpress.com, ou seja, é longo demais para os padrões e pode prejudicar o SEO do seu blog. Mas isso pode ser resolvido adquirindo um domínio próprio.

Conclusão

Respondendo a pergunta do título: sim, apesar de todas as desvantagens, vale a pena criar blog utilizando o Wordpress.com. É claro que se você puder pagar um servidor de hospedagem é bem mais válido usar o WP.org. Mas para quem não quer investir assim de cara, ou pelo menos deseja conhecer os recursos do Wordpress sem precisar pagar, o WP.com é uma ótima opção.

E você, qual sua opinião sobre o Wordpress.com? Acha que vale a pena usar ele?

Gostou? Compartilhe:
Carlos Vinícius

Carlos Vinícius é blogueiro, programador e Web Designer. No momento está cursando o ensino médio e tem como principal sonho se tornar Problogger. Você o encontra também no Escola Sites e no Quero criar um blog.

25 comentários:

  1. Olá Carlos !

    Ha algum tempo atras eu fiz um blog lá e não gostei,estou até para excluir ele mas sempre me ocupo com outras coisas que esqueço.
    Algumas coisinhas até que são legais eu não gostei mesmo foi dos Templates disponíveis,eles são horrorosos, mas o painel e bem bacana.

    Um forte abraço e sucesso sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio,

      Obrigado pelo comentário. A maioria dos templates gratuitos do Wordpress.com são realmente pouco bonitos.

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá Carlos, o Wordpress.com é muito limitado, mais não deixa de ser mais uma opção para a criação de um blog. Descordo com o que disse: fica impossível ganhar dinheiro com seu blog, a não ser através de anunciantes diretos.

    O Wordpress.com aceita imagens lincadas e você também poderá promover programa de afiliados.

    O seu artigo está excelente. Lhe desejo muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jackson,

      Obrigado pelo comentário e pelo feedback. O Wordpress realmente aceita imagens com links de algum programa de afiliados. Mas quando eu disse isso quis dizer que ele não aceita scripts como os usados pelo Adsense ou serviços semelhantes.

      De qualquer forma concertarei o erro.

      Abraços.

      Excluir
  3. Carlos,

    Bem legal este seu post, não que eu bvenha eu optar em escolher o .com, mas por dar uma mencionada em meus posts direcionando para esse post, para complementar minhas palavras para qualquer internauta com suas próprias dúvidas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruan,

      Obrigado pelo comentário e pelo futuro backlink.

      Abraços.

      Excluir
  4. Olha eu ficando famoso, kkkkk

    Eu sabia que o Wordpress.com era limitado, mas não imaginei que tanto... Com os temas horríveis que eles disponibilizam, editar o HTML seria a única saída para ter um layout decente.
    Dá-se a impressão de que o WP.com foi feito para ser a única fonte de lucros de todo o projeto Wordpress, e para isso tiveram que o limitar bastante para ter certeza que o usuário pagaria pelas melhorias, e isso tomou praticamente toda a qualidade do serviço.
    Agora entendo porque é tão difícil se achar um blog decente e conhecido nessa plataforma. Na minha opinião, Blogger dá de 10 a 0 no Wordpress.com e vários outros serviços de criação de sites/blogs estão muito mais superiores ao mesmo.

    Ótimo artigo, até mais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago,

      Obrigado pelo comentário e pela ideia do artigo.

      Concordo em tudo no seu comentário. O Wordpress.com realmente só foi criado para ser a fonte de lucro do Wordpress.org, que é um CMS gratuito.

      Também acredito que o Blogger é melhor que o WP.com, mas se usado com competência, acredito que seja possível, porém difícil, criar um blog de sucesso nele.

      Abraços.

      Excluir
  5. Na minha opinião a pior desvantagem do Wordpress é mesmo não permitir o Google Adsense, ela é a plataforma mais usadas entre os blogeiros e isso é uma desvantagem muito grande.


    Parabéns pelo artigo, sucesso :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge, obrigado pelo comentário.

      Concordo com você, o Google Adsense é um excelente programa de afiliados, e também o mais recomendado para projetos mais recentes, é uma pena que o WP.com não o aceite.

      Abraços.

      Excluir
  6. Oieeeeee eu adoro o wordpress e sempre que alguem me pergunta de blog eu indico ele.. sou iniciante.. mais amo !!! www.claudiamultimarcas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      Obrigado por compartilhar sua opinião aqui no CB.

      Abraços.

      Excluir
  7. Oi Carlos, eu não sei se você já viu, mas na hora de criar um blog no wordpress.com você pode escolher também só .com ai eu queria saber que se eu quiser tranferir meu blog do wordpress para .com os posts vão para .com? já que lá também tem esse tipo de hospedagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mudar um blog de plataforma é necessário fazer uma migração.

      Procure no painel do WordPress.com alguma opção para importar conteúdo de outra plataforma ou se não conseguir, faça uma pesquisa no Google, talvez encontre algo que possa ajudá-lo.

      Abraços.

      Excluir
  8. Oi, eu quero começar a usar o Wordpress, eu já tenho um domínio e será ainda necessário eu parar o 99 dólares???? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! Basta você escolher a opção gratuita, onde não é necessário pagar nada mas você não tem acesso a todos os recursos.

      Abraços.

      Excluir
  9. Ah, e eu já possuo meu próprio template. Eu conseguirei coloca-lo no Wordpress sem nenhuma mudança????? nem das Gadgets??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não! O WordPress não aceita o uso de templates de outras plataformas como Blogger. Inclusive na versão gratuita ele não permite editar nem mesmo o código fonte.

      Abraços.

      Excluir
  10. Oii, então, se eu tiver um blog no wordpress.com, e quiser transferi-lo para só o .com pelo wordpress mesmo, mas vale a pena? depois que eu passo a ter um dominio pago no wordpress eu posso usar meus proprios temas que eu faço? posso anunciar? posso botar outro meio para as pessoas seguirem? porque o do wordpress (versão gratuita) é bem complicado. Desculpe incomodar, e agradeço desde já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não... se você adicionar um domínio próprio no WordPress.com a única coisa que vai mudar é o endereço mesmo. Para ter acesso as outras funcionalidades é necessário contratar o plano pago do serviço que custa US$ 99,00 ao ano.

      Abraços.

      Excluir
  11. Boa noite meu amg, tenho um blog no wordpress.com e gostaria de pagar pra sair esse wordpress e ficar só o .com, mais estou em dúvida, se eu pagar o domínio q é $18 eu vou poder editar meu blog deixá-lo como eu quero cor de fonte entre outras coisas q na versão gratuita n permite ou vou ter q pagar esse outro valor de $99 ? PS. N sei se consegui mim expressar corretamente rsrsrsrsrs por favor mim ajuda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Você só terá acesso a todos os recursos se você comprar uma conta premium, que custa os 99 dólares ao ano.

      Abraços.

      Excluir
  12. Carlo, quais seriam esses recursos do plano pago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço exatamente todos, afinal nunca usei o WordPress.com... mas os principais que conheço são: a possibilidade de modificar o layout, mais espaço em disco e a ausência de anúncios da empresa.

      Abraços.

      Excluir
  13. Oi Carlos sempre leio a suas matérias parabéns! Eu tenho também um espaço na rede: ventoesom.com - Se você puder dar uma olhada, ele é um site feito no blogger da Google e eu paguei uma merreca para vira ponto.com - Agora estou PRECISANDO montar um site para mim, para divulgar uma marca de
    impressões em camisetas, mas estou com algumas dúvidas que estão me tirando o sono..rs. Se vc puder me ajudar, terá uma impressão grátis..rs Seguinte, se eu comprar o WP Premium e usar a hospedagem deles, vou conseguir mexer nos html, tais como tamanho das colunas, cores, fontes..etc - Ou vc indica eu pagar um provedor? Muito OBrigado

    ResponderExcluir