Conheça o Pinterest e aumente o tráfego do seu blog

Logo Pinterest
Você já conhece o Pinterest? Trata-se de uma rede social de compartilhamento de imagens que surgiu a menos de dois anos, já conta com mais de 23 milhões de usuários cadastrados e mesmo assim não para de crescer, pois só este ano (de Janeiro à Setembro de 2012) a rede já aumentou o número de usuários em aproximadamente 75%.

O Pinterest funciona de maneira parecida com o Twitter, só que em vez de textos, os usuários podem postar e compartilhar fotos com as pessoas que os seguem. A rede também permite que os usuários deixem comentários nas imagens, aumentando assim a interatividade entre eles.

Logo do Pinterest

Até recentemente o serviço estava em fase beta, ou seja, apenas usuários convidados podiam fazer parte. Só que agora ele já permite que qualquer usuário se cadastre, facilitando assim a inscrição. A tradução do site para Português também é recente, portanto o número de usuários Brasileiros ainda não é tão grande.

Eu particularmente nunca havia dado muita atenção para o Pinterest, mas tudo mudou quando descobri que segundo uma pesquisa realizada pela Convertro, o Pinterest é a rede social que mais gera tráfego para sites e blogs, desbancando as maiores redes como Facebook e Twitter.

Outra pesquisa descobriu também que houve um aumento de aproximadamente 116% no tráfego dos blogs e sites que utilizam essa rede social.

Isso não quer dizer que você precisa deixar de divulgar seu blog nas outras redes sociais, até mesmo porquê elas ainda são mais acessadas e são melhores opções para manter um relacionamento com seus leitores e fixar sua marca na mente deles. O Pinterest é mais eficiente apenas no quesito de gerar tráfego em massa.

Como se cadastrar no Pinterest

Se você ainda não possui uma conta no Pinterest, crie-a agora mesmo, é fácil, rápido e prático.
Como você pode visualizar na imagem abaixo, assim que você acessar a página inicial do Pinterest você verá o botão de se cadastrar: "Participe do Pinterest »", clique nele.

Participe do Pinterest

Na página seguinte você deverá escolher como quer se cadastrar. Você pode importar seus dados do Facebook ou do Twitter, ou ainda se preferir pode preencher o formulário de cadastro.

Opções de cadastro do Pinterest

Independentemente da opção que você escolheu, você será redirecionado para uma página em inglês, onde você visualizará diversas fotos aleatórias e deverá selecionar as cinco que mais lhe agradam, para que o sistema possa captar os temas pelo qual você se interessa.

Fotos interessantes no Pinterest

Pronto, você já está registrado no Pinterest. Mas o site ainda pedirá que você confirme seu e-mail. Para isso basta acessar sua caixa de e-mails e clicar no link da mensagem que você acabou de receber. O site também te perguntará se você deseja traduzir o painel para o português do Brasil.

Como usar o Pinterest

Após você seguir todos os passos acima, você já poderá aproveitar todos os recursos que o Pinterest tem a lhe oferecer. Para começar clique em seu nome que fica localizado no topo do site, assim você acessará seu perfil.

O painel é bem intuitivo e explicativo, portanto você não terá muitas dificuldades em usá-lo. Você pode adicionar uma descrição sobre você, suas redes sociais, o link do seu blog e o local que você vive. Todas essas opções ficam bem ao lado da sua foto.

Logo abaixo, você tem a possibilidade de criar paineis. Um painel é algo como um grupo onde você poderá separar as imagens por categoria/tema. Você pode criar um painel com o nome de "Humor" e colocar somente as imagens engraçadas nele, por exemplo.

Paineis do Pinterest

Para criar um novo painel, digite o nome que você deseja adicionar a ele em um dos campos "Nome do painel", como você pode ver na imagem acima, e clicar em "Criar painel". Repita esse processo criando todos os painéis que você irá utilizar.

Para postar suas primeiras imagens, clique no botão "Adicionar" que fica localizado no topo do site. Irá abrir uma PopUp, onde você deverá escolher a forma pelo qual você quer enviar a imagem. Na primeira opção você digita a URL de uma página qualquer, e o sistema procurará as imagens que estão incorporadas a essa página; na segunda você pode enviar uma imagem do seu computador; na terceira é somente uma outra forma de criar novos paineis.

Adicionar no Pinterest

Se você escolher uma das duas primeiras opções, o site perguntará em qual painel você deseja adicionar a imagem e qual descrição você vai dar a ela.

Quando você posta uma imagem, ela é chamada de Pin e quando você compartilha a imagem de alguém, ela é chamada de Repin.

Se você utiliza o Google Chrome, você pode facilitar esses compartilhamentos adicionando o Botão "Pinar" a sua barra de favoritos, pois assim você pode postar as imagens de determinada página da internet bastando apenas clicar nele. Você pode conferir como adicionar esse botão no seguinte link.

Como receber visitas do Pinterest

Para diminuir os riscos de ter algum problema com direitos autorais, o Pinterest coloca um link da página de origem da foto compartilhada acima dessa imagem, assim como você pode ver na imagem abaixo:

Imagem pinada no Pinterest

Digamos que você tem um blog sobre moda e escreveu um post falando sobre as roupas que serão moda no próximo verão. Dentro desse post você coloca uma imagem mostrando uma dessas roupas e os visitantes ao lerem seu artigo poderão gostar dessa imagem e "piná-la" para os amigos. Esses mesmos amigos também poderão gostar dessa imagem e "repiná-la" para os amigos deles. E assim a imagem vai correndo o mundo sendo repinado por dezenas, centenas ou até mesmo milhares de usuários, com o link do seu post acima dessa foto. É assim que é possível receber tráfego em massa do Pinterest, pois os usuários que compartilharem essa foto certamente terão interesse no tema da mesma, ou seja, terão interesse em seu artigo.

Conclusão

Como vocês podem perceber, o Pinterest é uma ótima ferramenta para quem deseja aumentar o tráfego substancialmente de um determinado site. Ele também é uma boa opção para quem deseja encontrar boas imagens para utilizar em artigos, já que essas imagens são divididas em categorias.

Também é possível adicionar um botão "Pin it" incorporado ao seu blog, e assim seus leitores terão mais facilidade de pinar as imagens dos seus artigos. Mas esse é um assunto para um futuro post.

E você, o que achou do Pinterest? Tem algo a mais para compartilhar conosco?

Gostou? Compartilhe:
Carlos Vinícius

Carlos Vinícius é blogueiro, programador e Web Designer. No momento está cursando o ensino médio e tem como principal sonho se tornar Problogger. Você o encontra também no Escola Sites e no Quero criar um blog.

15 comentários:

  1. Parece-me ser um bom serviço, mais não é muito do meu agrado.

    Belo artigo, abraços e muito sucesso meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jackson, quando me cadastrei nessa rede social também não gostei muito, mas de qualquer forma acho que ela crescerá muito e poderá se tornar uma excelente "arma" de divulgação.

      Obrigado pelo comentário e um grande abraço.

      Excluir
  2. Carlos,

    Simplesmente ao ler este belo post percebo que o pinterest está indo muito bem de começo, principalmente no caso de disponibilizar o idioma em português. O ruim é que pelo menos, tivéssemos o direito de colocar pelo menos o nome do post que está linkado na imagem.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruan,

      Obrigado pelo comentário e por expor sua opinião aqui no CB. Concordo que seria bem melhor se no link da imagem tivesse como texto âncora o título do post.

      Abraços e sucesso.

      Excluir
  3. Ola carlos Vinicius ja tinha ouvido falar sobre essa rede social em algum blog na net mais com essa sua colocação me fez pensar em se cadastrar bom artigo e valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tonyrson, obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado.

      Abraços.

      Excluir
  4. Olá Carlos, parabéns pelo artigo.

    O pinterest me pareceu uma Coca Cola de dois litros. Veio com tudo mas parece que o gás acabou.

    Enfim, não gostei do serviço. Para nichos como moda, que você citou, ou culinária, pode trazer ótimos resultados, não sei se é impressão minha, mas a rede parece ser dominada quase que exclusivamente por mulheres.

    Mas de toda forma, tem potencial, a Netshoes por exemplo, têm registrado algumas vendas (poucas é verdade, mas já é alguma coisa)na rede social. A motorolla também vende seus produtos no site.

    Se estas lojas conseguem fazer social commerce dentro da rede, com certeza os blogueiros irão conseguir tráfego também, mas como disse, deve depender do nicho, no meu não tive muitos resultados. Mas ai vai de cada um, o linkedin é o meu maior trunfo, mas possivelmente não funcionária para outros nichos como metablog, moda, culin[aria, etc.

    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erick,

      O Pinterest realmente é muito mais eficiente em nichos mais femininos pois 68% dos usuários do site são mulheres. Mas isso não quer dizer que ele não funciona em outros nichos.

      De fato algumas empresas vem conseguindo tirar uma lasquinha do sucesso do Pinterest, assim como muitos blogs (principalmente estrangeiros) também já está investindo nessa rede social.

      Eu confesso que também não gosto do objetivo do Pinterest, que é o compartilhamento de imagens, mas de qualquer forma acho que ele merece atenção, visto que está comprovado que ele gera mais tráfego para blogs e sites que o Facebook e o Twitter.

      Obrigado pelo comentário e abraços.

      Excluir
  5. Olá Carlos!

    Tenho lido muito sobre o Pinterest estes dias e penso que já vou direto para ele daqui mesmo. Segundo o que tenho lido e ouvido pode ajudar e muito a gerar trafego ao blog... Gostei das dicas e já estou indo!

    Até o próximo artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David, obrigado pelo comentário.

      Já que você pretende criar um perfil no Pinterest, aproveito para pedir que me siga.

      Um grande abraço.

      Excluir
  6. Orgulhosamente publiquei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de links dos Blogueiros do Brasil.
    \
    \
    http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/
    /
    /

    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tiozão, fico feliz que tenha gostado do artigo a ponto de publicá-lo em seu agregador.

      Abraços.

      Excluir
  7. Olá Carlos.

    Realmente parece ser uma excelente rede social, principalmente porque cada vez mais vem crescendo na internet.

    Seu artigo está excelente, muito bem explicado, parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herlan,

      Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado.

      Abraços.

      Excluir
  8. acesse:
    bloggerdoadsense.blogspot.com

    ResponderExcluir