O Blogger é uma ótima plataforma, tanto para fins pessoais como também profissionais. Seus incríveis recursos permitem a qualquer pessoa criar um blog de qualidade sem muitas dificuldades. Mas muitas pessoas não concordam com isso.
Apesar de todas as funcionalidades presentes no Blogger, ele sempre foi visto por muitos como uma plataforma totalmente amadora. Esse pensamento foi disseminado principalmente por metabloggers, que dizem que só é possível criar um blog sério e profissional através do WordPress. Mas a verdade é que a plataforma não importa muito. O importante mesmo é o conteúdo de qualidade, que atrai e fideliza seus leitores para que você possa enfim transmitir suas ideias de maneira eficaz.
Mas quais motivos levaram as pessoas a terem esse certo preconceito contra o Blogger? Abaixo citarei três motivos que poderão lhe esclarecer qualquer dúvida que tenha a respeito.
Aliás, por incrível que pareça o Blogger está hospedado nos melhores servidores de hospedagem do mundo, os servidores do Google, portanto nenhum outro serviço por mais caro que seja supera ele.
Você pode conferir esses e outros mitos desmitificados no seguinte artigo escrito pelo Adelson Smania, do Gerenciando Blog:
Apesar de todas as funcionalidades presentes no Blogger, ele sempre foi visto por muitos como uma plataforma totalmente amadora. Esse pensamento foi disseminado principalmente por metabloggers, que dizem que só é possível criar um blog sério e profissional através do WordPress. Mas a verdade é que a plataforma não importa muito. O importante mesmo é o conteúdo de qualidade, que atrai e fideliza seus leitores para que você possa enfim transmitir suas ideias de maneira eficaz.
Mas quais motivos levaram as pessoas a terem esse certo preconceito contra o Blogger? Abaixo citarei três motivos que poderão lhe esclarecer qualquer dúvida que tenha a respeito.
É gratuito
A principal vantagem do Blogger para a maioria, também é o maior motivo de todo esse preconceito. Isso acontece porque muitas pessoas associam algo gratuito a algo sem valor e de má qualidade. Mas a verdade é que o Blogger possui recursos tão incríveis que as vezes não entendo como algo tão bom pode ser de graça.Aliás, por incrível que pareça o Blogger está hospedado nos melhores servidores de hospedagem do mundo, os servidores do Google, portanto nenhum outro serviço por mais caro que seja supera ele.
É fácil até demais para criar
Outra grande vantagem que é vista com desdém por muitos, é o fato da grande facilidade em que é possível criar um blog nessa ferramenta. Isso é porque é tão fácil criar um blog que até mesmo uma criança de sete ou oito anos é capaz de fazer. Isso ocasionou em milhões de blogs abandonados com apenas alguns posts, ou em alguns casos até mesmo nenhum. Mas a verdade é que apesar disso, há muitos blogs de grande qualidade no Blogger.Muitos mitos
Ao longo dos anos muitos mitos a respeito do Blogger foram disseminados. Dentre eles posso destacar os seguintes:O Blogger é ruim para SEO
Se eu falasse sobre essa afirmação há alguns meses atrás, eu teria que dar o braço a torcer e dizer que em parte ela é verdadeira. Mas hoje em dia não é mais. Primeiro porque esse ano o Blogger lançou diversos recursos que o tornaram uma plataforma muito mais amigável aos mecanismos de busca. Segundo porque o Google vem privilegiando cada vez mais o "SEO natural", fazendo com que a qualidade no conteúdo seja muito mais importante do que qualquer técnica.No Blogger, o seu blog não lhe pertence
Já li diversos artigos escritos por metabloggers que dizem que todo blog criado no Blogger, pertence somente ao Google, e não ao seu criador. Mas isso também não é verdade. Caso não acredite, recomendo ler os Termos de Utilização do Google, que falam claramente que: “O utilizador mantém a propriedade de todos os direitos de propriedade intelectual que detenha sobre o referido conteúdo. Em suma, o que lhe pertence continuará a pertencer-lhe.”No Blogger você pode perder seu blog a qualquer
Já ouvi falar de muitos usuários que o Blogger tem a "mania" de apagar blogs sem nenhum motivo aparente. Mas isso é um grande mal-entendido, afinal se um blog foi excluído ele com certeza violou as Políticas de Conteúdo do Blogger. Portanto se você "andar nos trilhos" seu blog jamais será removido.*****
Você pode conferir esses e outros mitos desmitificados no seguinte artigo escrito pelo Adelson Smania, do Gerenciando Blog:
Olá Carlos,
ResponderExcluirRealmente existe ainda este preconceito besta em relação ao Blogger, concordo com você, este preconceito é gerado por mitos e você os citou muito bem neste excelente artigo, parabéns
Grande abraço e tenha um bom restinho de semana.
www.tecnologiablogger.com
Olá Juliano, obrigado pelo comentário e pelo apoio.
ExcluirFico feliz que concorde.
Abraços.
Olá Carlos, boa tarde
ResponderExcluirEu nunca usei outra plataforma e não posso falar delas, mas meu blog é sério e profissional, está no ar a mais de cinco anos e é um exemplo de sucesso, por isso asseguro que é possível sim ter um blog sério, profissional e viver dele.
Parabéns pelo post, pois incentiva pessoas a começar com uma ferramenta possível, pois eu no início não tinha nem dinheiro e nem conhecimento técnico para utilizar outra ferramenta, aliás, até essa foi difícil para mim e cheguei onde queria. Digo, é possível, tentem, tenham paciência, perseverança, estudem e vocês também vão conseguir, sem ligar para discriminação.
Um ótimo dezembro!
Cris Prata
www.vagasurgentes.net
Olá Cris,
ExcluirMuito obrigado pelo comentário e por complementar o artigo com sua incrível opinião.
Abraços.
Olá Carlos!
ResponderExcluirExcelente artigo, realmente é muito preconceito para uma grande plataforma que em minha opinião só fica atrás do Wordpress por falta de alguns recursos que o Blogger ainda não integrou.
Eu mesmo só tenho a agradecer a plataforma, principalmente por ela ser gratuita e ajudar a diversas pessoas.
Abraços!
Olá Herlan,
ExcluirObrigado pelo comentário e por expor sua opinião aqui no blog.
Eu sinceramente só vejo de melhor no WordPress em relação ao Blogger os Plugins, que complementam recursos não presentes no Blogger. Fora isso é questão de gosto, ou seja, não se discute.
Abraços.
Olá Carlos,
ResponderExcluirótimo artigo, nós blogueiros que usamos a plataforma blogger sofremos em certo ponto um preconceito com nosso trabalho, mas a verdade é que existem blogs excelentes nessa plataforma, para mim o fator primordial dessa plataforma é a gratuidade, pois isso com certeza atrai o maior número de usuários.
Parabéns!
Abraço!
Olá Claudio,
ExcluirObrigado pelo comentário. Concordo plenamente, muitos usuários que estão criando um blog pela primeira vez não querem arriscar em pagar um domínio e uma hospedagem por algo que elas nem mesmo tem noção de como funciona. É nesse ponto que o Blogger leva vantagem.
Abraços.
Olá Carlos,
ResponderExcluirTalvez não seja preconceito, mas apenas opiniões diferentes. Já utilizei os dois e digo que o Wordpress é melhor que o Blogger. As funcionalidades são mais aprazíveis e o desenvolvimento de sua plataforma é mais rápido e contínuo, além de ter plugins de fácil instalação e layouts melhores.
Abraços
Olá Antonio,
ExcluirQuando menciono "preconceito" quero dizer que muitos citam o Blogger como uma plataforma para blogs amadores e não a recomendam para criação de blogs sérios e profissionais, o que discordo totalmente.
Abraços.
O Blogger é uma ótima opção para blogueiros iniciantes que procuram obter um blog rapidamente, sem nenhum custo com uma grande variedade de recursos e a capacidade de incluir publicidade para ganhar dinheiro com seus blogs. Não tenho nenhum preconceito, só uma duvida...
ResponderExcluir"Qual a vantagem de pagar um plano de hospedagem"?
"Um blog hospedado no próprio Blogger é menos profissional?"
Abraço.
Olá, obrigado pelo comentário.
ExcluirA vantagem de pagar um plano de hospedagem, é que você poderá utilizar FTP e assim enviar e gerenciar os arquivos mais diversos.
Não. Um blog hospedado no blog não é menos profissional. O que faz o profissionalismo do blog são vários fatores, como layout, conteúdo, organização e etc, mas não a plataforma.
Abraços.
É possível sim ter um blog profissional na Blogger. Finalmente encontrei um artigo que fala as verdades! O Blogger é bom, o Wordpress possuí algumas funções melhores, sim. E também possuí layouts melhores! Mas se você tiver um blog bom, não importa a plataforma!
ResponderExcluirOlá Lucas, obrigado pelo comentário.
ExcluirFico feliz que tenha gostado e concordo plenamente com sua opinião.
Abraços.
Olá Carlos, parabéns pelo artigo e eu também utilizo o Blogger, tenho anos de experiência em TI e "pouco tempo" como blogueiro, a minha idade ,deixa para lá...
ResponderExcluirO mais interessante é que apesar de você estar no ensino médio eu calculo que você deve ter no máximo uns 16 ou 17 anos, porém fala de igual som os ditos "Blogueiros Profissionais" que inclusive existem um aqui no Brasil "Fe...." que particularmente eu não consigo ficar 2 minutos no blog, o cara é muito chato...
Mas voltando ao artigo, quero pedir-lhe que escreva mais este tipo de conteúdo, pois eu vou começar a fazer a mesma coisa em meu blog,
Parabéns.
Obrigado Ricardo, fico muito feliz em ler comentários motivadores como o seu.
ExcluirAbraços e boa sorte com seus projetos.
Carlos, tenho meu blog que já considero quase um portal, há mais de 2 anos no blogger, e consegui criar um design acessível e bonito de se ver, só tenho alguns problemas pequenos no internet explorer, mas nada que prejudique. Consegui ótimas posições no google e um público fiel sobre músicas e trilhas sonoras. Adquirindo um domínio próprio e aplicando boas técnicas de seo, o blogger é o melhor. Portanto, o artigo demonstrou de maneira simples e fácil a qualidade desta plataforma.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário amigo. O Blogger desde que seja usado da forma correta, pode de fato trazer bons usados.
ExcluirAbraços.
Continuo apoiando o Blogger com o meu Sexy Help Desk, mas é difícil mesmo ver sites de baixa qualidade na frente das buscas :(
ResponderExcluirLogicamente sites de baixa qualidade não aparecerão bem colocados nas buscas, mas blogs desse tipo existem em todas as plataformas.
ExcluirAbraços.
O que me irrita no Blogger é que a maioria dos conteúdos que são plagiados de meu site são de blogs de lá.
ResponderExcluirAcho que por causa da facilidade ele atrai muita gente amadora. Gente que pensa que pode fazer um blog somente replicando artigos de outros. É claro que tem muita gente profissional também... Mas...
Abraços.
Realmente é mais comum encontrar blogs plagiadores vindos do Blogger, mas também devemos levar em conta que o número de blogs nessa plataforma é muito maior que no WordPress, o que pode ser um grande fator influente.
ExcluirAbraços.
Eu usei o meu site com o blogger por um bom tempo... Mas se você tem condições de passar o seu projeto para outra plataforma não pense duas vezes... O blogger é muito simples de se mexer e muito fácil, mas também é bastante limitado em relação ao WordPress, Joomla ou Drupal...
ResponderExcluirSem contar que você não possui nenhuma regalia como nos CMS citados... claro que pra quem tá começando é ótimo... mas depois que já conseguiu ter uma condição para melhorar escolha um dos CMS mais usado...
Atualmente o Blogger possui muitas ferramentas e na minha opinião já pode ser comparado com os "grandes" CMS's. Mas tem casos que realmente o uso do WordPress é a melhor opção.
ExcluirAbraços.
ótima matéria Carlos, tirou minha duvida sobre o Wordpress ser muito superior.
ResponderExcluirMais para quem está começando e quer tornar o blog profissional qual você indicaria?
Wordpress ou Blogger?
Creio que a plataforma não influencia de forma alguma no profissionalismo de um projeto (desde que claro, se use um domínio próprio). Portanto caso o projeto não tenha nenhuma necessidade em especial, não vejo o porquê de contratar um serviço de hospedagem próprio e abrir mão dos servidores gratuitos da Google. Mas caso o projeto necessite da instalação de um plugin em especial, nesse caso o WordPress é a melhor opção.
ExcluirAbraços.
Olá tudo bem ?
ResponderExcluirLi sua matéria e achei muito interessante. É bem verdade que existem muitos pregadores do apocalipse que classificam o blogger como um anexo do inferno no mundo da blogagem, porém só falam mal mas até agora eu não consegui ver ninguém provar com números que a plataforma blogger é ruim. somente blá blá blá e nada mais.
Concordo, o blogger é muito profissional, já usei o wordpress por um tempo e não vi vantagem nenhuma que o deixe acima do blogger, sempre tenho recomendado o blogger
ResponderExcluir