A importância da estratégia de conteúdo no seu blog

Estratégia de conteúdo - Miniatura
A cada ano que passa, novos blogs surgem na blogosfera brasileira. Na medida em que aumentam os serviços que facilitam a criação desses tipos de sites – Wordpress, Blogger, Movable Type, etc – aumentam também a quantidade de páginas oferecendo conteúdo sobre os mais diversos assuntos.

Porém, assim como acontece com as pequenas empresas, muitos desses blogs acabam sendo desativados ou tornam-se obsoletos, sem atualização, em um curto período de tempo. Blogueiros começam suas páginas empolgados, porém desistem em poucos meses da sua empreitada.

Estratégia de conteúdo

Webmaster que esperam descobrir como ganhar dinheiro com seus blogs ficam frustrados. Visitantes que consumiam a informação disponibilizada gratuitamente também ficam frustrados.
Mas porque isso acontece tão frequentemente? O que faz esses projetos que pareciam tão promissores serem abandonados?

Simples: por falta de planejamento, ou melhor, por falta de uma estratégia de conteúdo. A maioria dos blogueiros, empolgada pela ideia inicial do blog, estabelece de início uma rotina pesada de produção de conteúdo que, passado o frenesi da inauguração do site, fica difícil de ser mantida. Quando as postagens se tornam mais escassas – com uma periodicidade irregular – o compromisso do blogueiro com seu site também começa a diminuir.

Outro problema que geralmente acontece é a falta de visitantes. Por não analisarem a demanda de informação no seu nicho – principalmente as palavras-chave mais procuradas, relacionadas ao tema do seu blog – os blogueiros acabam deixando de lado um dos melhores recursos de divulgação atualmente, que são os mecanismos de busca, mais precisamente o grande Google. Visitantes não conseguem encontrar páginas do blog por meio de buscadores, porque essas não foram planejadas antes de serem criadas, ficando os blogs limitados ao tráfego gerado por redes sociais ou de uma eventual troca de links, recurso este que está cada dia mais escasso devido ao desespero de blogueiros em ganhar dinheiro com seus sites – (só colocam links mediante pagamento hoje em dia...)

Como que a estratégia de conteúdo pode resolver isso?

Com essa estratégia os posts são pensados de acordo com a demanda de informação – não todos, mas alguns deles podem e devem ser pensados como verdadeiras portas de entrada para seu site, portas que são abertas para visitantes que nunca tinham ouvido falar do seu blog anteriormente. Da mesma forma, uma estratégia de conteúdo bem feita pondera seu esforço e divide seus posts ao longo do tempo. O importante aqui é manter consistência. É muito melhor criar expectativa no seu leitor, ao fazê-lo saber que toda segunda você escreverá um post de humor, por exemplo, e toda sexta um outro sobre música e filmes, do que encher o seu blog com posts no lançamento e deixar seu leitor sem saber quando será a próxima atualização. Você queima seus cartuchos e frustra seu visitante, que para de voltar. Além disso, planejar seus posts e dividi-los a longo do tempo, criando colunas específicas para cada dia da semana, estende a vida útil do seu blog e lhe dá mais tempo para planejar e escrever seus textos – a falta de planejamento nos dá uma ansiedade de querer escrever todo dia, embora nem sempre tenhamos esse tempo disponível.

Ou seja, se você realmente quer levar um blog a sério, a ponto de conseguir efetivamente ganhar dinheiro com ele, transformá-lo no seu ofício, no seu ganha-pão oficial, pesquise e leia bastante sobre estratégia de conteúdo antes de começar. Tire dúvidas, faça rascunhos. Faça um esboço do esqueleto do seu blog, pense e repense ele quantas vezes puder. Avalie qual tipo de conteúdo funcionará melhor com o seu público – textos, imagens, infográficos, vídeos, etc. Busque formas de variar seu conteúdo, tente encontrar colaboradores e parceiros.

E lembre-se: não é por acaso que muitos por aí conseguiram transformar seus hobbies em negócios bem sucedidos. Um blog de sucesso requer dedicação e planejamento.
Este é um guest post escrito por Henrique Fogli do Blog-in Mídia.
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Carlos Vinícius

Carlos Vinícius é blogueiro, programador e Web Designer. No momento está cursando o ensino médio e tem como principal sonho se tornar Problogger. Você o encontra também no Escola Sites e no Quero criar um blog.

4 comentários:

  1. Ótimas dicas Henrique. Eu sinceramente nunca dei muita atenção a essa "estratégia de conteúdo" e a algum tempo venho percebendo que o número de visitas do meu blog vem diminuindo drasticamente (acredito que devido ao fato de eu não organizar muito bem o ritmo de postagens do blog). Mas já estou tentando concertar isso e vamos ver se realmente dar certo.

    Abraços.

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    1. Olá Marcelo, obrigado pelo comentário.

      Se o problema é por não ter tempo para atualizar seu blog, eu recomendo que você busque autores interessados em enviar guest posts para seu blog (que é exatamente o que eu estou fazendo), ou em último caso, contratar um escritor freelancer.

      Abraços.

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  2. Carlos,

    Em relação ao post, ultimamente penso em publicar post por assuntos ñais procurados e mais óbvios no momento entre a blogosfera, porém
    algumas vezes posto artigos daquilo q
    ue sei que no futuro será mais investido e bem mais procurado, logo trará verdadeiras visitas orgânicas quando a estratégia são ob
    uscadores. Ótimo guest post.

    Abraços

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    1. Olá Ruan, essa é de fato uma ótima técnica que não trará resultados no exato momento mas sim a longo prazo.

      Abraços.

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