Ao que tudo indica, o FeedBurner será descontinuado

FeedBurner logo
Nos últimos meses um boato vem se espalhando pela internet a fora de que o Google irá descontinuar o FeedBurner, serviço utilizado por grande parte dos blogueiros para gerenciamento e envio de feeds. Ainda não há nenhuma confirmação oficial por parte do Google, mas vários fatos que ocorreram recentemente sinalizam que a ferramenta realmente está com os dias contados.
  • As contas no Twitter, Facebook e até mesmo o blog oficial do serviço foram encerrados;
  • O domínio japonês do serviço (feedburner.jp) expirou e nem foi renovado;
  • Em setembro foi anunciado que o Adsense para Feeds, único recurso que ainda rendia algum lucro para a empresa será descontinuado ainda esse ano;
  • Agora, mais recentemente foi a vez da API do FeedBurner ser eliminada;
  • Até os fóruns de suporte estão lotados de SPAM.
Enfim, todos esses fatos praticamente provam que o serviço não irá durar muito tempo. Mas por enquanto não há motivos para se preocupar, afinal não há nada oficial, e se essa descontinuação realmente acontecer, não será da noite para o dia e portanto dará tempo para exportar os dados e migrar para um outro serviço semelhante.

Feedburner logo

Mas se a descontinuação acontecer, qual serviço utilizar?

Com certeza será difícil encontrar um outro serviço gratuito que ofereça funcionalidades semelhantes ao FeedBurner com a mesma qualidade, afinal esse é um tipo de ferramenta que gera muitas despesas. Mas a Rafaela Rodrigues, blogueira no Oficina Blogger separou 7 alternativas gratuitas ao FeedBurner em um excelente artigo que com certeza lhe ajudará a se preparar caso o pior aconteça.

Dentre os separados por ela, destaco o Feedblitz que apesar de eu ainda não ter testado, parece ser o mais qualificado, já que é uma ferramenta bem semelhante ao FeedBurner e possui compatibilidade com as plataformas Blogger e WordPress.

Mas caso você tenha interesse em adquirir um serviço pago, a melhor opção é a Aweber, que é um serviço muito utilizado por blogueiros profissionais, já que ele disponibiliza muitos recursos ausentes no FeedBurner. Lembrando que se você deseja ganhar dinheiro com seu blog, investir no mesmo é necessário.

Conclusão

Como eu disse anteriormente, ainda não é necessário se desesperar, afinal nada disso foi confirmado pelo Google. Agora é só esperar e torcer para que tudo isso não passe de boatos e que o FeedBurner continue a nossa disposição por mais algum tempo.

Por enquanto o Como Blogar ainda irá utilizar o FeedBurner para o envio de artigos por e-mail, mas já estamos preparados para uma possível migração, caso a descontinuação aconteça.

Fiquem ligados, pois qualquer coisa postaremos aqui.

Até a próxima.
Gostou? Compartilhe:
Carlos Vinícius

Carlos Vinícius é blogueiro, programador e Web Designer. No momento está cursando o ensino médio e tem como principal sonho se tornar Problogger. Você o encontra também no Escola Sites e no Quero criar um blog.

32 comentários:

  1. Mas porque motivo o google iria fechar o feedburner??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliel,

      Porque esse tipo de serviço traz muitas despesas e poucos lucros. A única funcionalidade que trazia ganhos para a empresa era o Adsense para Feeds, mas foi descontinuado por motivos que desconheço.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Olá Carlos,

    O Feedburner é uma ferramenta indispensável na vida de um blog, agora com um suposto final torna-se complicado, mesmo sendo boato já estou preparando as ferramentas para utilizar outros serviços, mas espero que não cheguemos nesse ponto.

    Bom artigo!

    Até Já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David,

      Obrigado pelo comentário. Também estou torcendo para que tudo isso não passe de boatos, mas devido aos fatos, acho difícil.

      Abraços.

      Excluir
  3. Tenho blog desde 2006, já utilizei o feedburner no início, mas não tinha tido resultados e desabilitei. Acredito que o esse serviço no google não traz lucros, pois eu utilizava o Adsense para Feeds e nunca obtive lucros, e se não dá lucros pra quem usa o adsense, consequentemente não há lucros pra o Google. Talvez tenha algum blogueiro que tenha muito lucro com o Adsense para Feeds, mas acredito que seja raro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano,

      A maioria dos blogueiros que utiliza o FeedBurner não faz isso pelos lucros, mas sim porquê é uma ótima ferramenta para fidelizar leitores, e o número de assinantes é levado em conta pelos possíveis anunciantes.

      Concordo que o Adsense para Feeds gerava pouca renda, mas conheço alguns blogueiros que dizem que ganhavam um bom dinheiro com ele.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

      Excluir
  4. Olá Carlos.

    Realmente seria uma grande perca, principalmente pois não existem muitas ferramentas gratuitas e que são de qualidade igual o FeedBurner.

    Mas, caso ocorra isso todos os assinantes serão perdidos?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herlan,

      Como eu disse, se os boatos se confirmarem todos poderão exportar os assinantes e importá-los em outro serviço como o Feedblitz e o Aweber (citei os dois no artigo).

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  5. Olá Carlos,

    Espero que realmente seja só um boato, pois vai ser dificil encontrar um serviço de feed gratuito e com qualidade do feedburner.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Claudio, apesar de o FeedBurner não contar com melhorias significativas a bastante tempo ele ainda é uma excelente ferramenta e será difícil encontrar um substituto a altura.

      Abraços.

      Excluir
    2. Nos últimos dias vários serviços foram descontinuados, espero que não aconteça isso com o FeedBurner, mais antes que aconteça eu vou uma olhadinha no Feedblitz e no Aweber.

      Seu artigo está ótimo, abraços.

      Excluir
    3. Olá Jackson,

      Realmente muitas ferramentas do Google vem deixando de existir, mas vamos torcer para que o mesmo destino não seja dado ao FeedBurner.

      Um grande abraço.

      Excluir
  6. Olá Carlos,

    Isso realmente procede, afinal para que continuar com uma ferramenta onerosa? O feedburner é uma ótima ferramenta, mas se não der lucro para a empresa, a tendência, de fato, é ser encerrada.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio,

      Esse parece realmente ser o real motivo dessa suposta descontinuação.

      Abraços.

      Excluir
  7. Olá Carlos,

    Ótimo artigo, claro e objetivo. Gostaria de aproveitar e agradecer a citação ao meu post. Espero que o FeedBurner não seja descontinuado, é uma ferramenta muito prática e simples de usar, e em todo caso a maioria dos blogueiros já estão acostumados com os serviços oferecidos pela mesma. De qualquer maneira, nada realmente dura para sempre não é mesmo?! Portanto estar preparado é melhor opção no momento.

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela,

      Obrigado pelo comentário. Citei o seu post pois ele possui qualidade e pode complementar o meu artigo. Aliás o que é bom merece ser divulgado. :D

      Realmente será muito difícil para a maioria dos blogueiros se acostumar a blogar sem o FeedBurner.

      Abraços.

      Excluir
  8. Olá Carlos, tudo bem? Eu também acredito que o fim do FeedBurner está muito próximo, mas também acredito que o Google está preparando uma nova alternativa, pois o serviço disponibilizado pelo FeedBurner é o melhor que temos gratuito e seria um presente do Google aos concorrentes se realmente ele descontinuasse o serviço e não colocasse a disposição uma nova opção.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jordão,

      Obrigado pelo comentário. De fato será um grande presente para os outros serviços de entrega de feeds se o FeedBurner deixar de existir, mas sinceramente não acredito que o Google crie uma nova opção, apesar que seria muito bom.

      Abraços.

      Excluir
  9. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

    Será publicado em 20/11/12 , no decorrer do dia.

    IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
    Google Analytics e em outras ferramentas
    similares como originadas na URL
    http://ads.tt/ .


    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico feliz que tenha gostado do artigo a ponto de divulgá-lo em seu agregado de conteúdo.

      Abraços.

      Excluir
  10. pode colocar um script contador de acessos de um link para tipow cada download que alguem fazer aparecer o numero ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmar,

      O Blogger infelizmente não permite esse tipo de script pois necessitaria de uma linguagem de programação mais complexa como PHP ou ASP.

      Abraços.

      Excluir
  11. Carlos,

    Bem que bem entendi, a situação se encontra na área financeira do projeto. Porém quero deixar claro que qualquer tipo de blogueiro que queira crescer irá procurar um meio para não cair de vez com seus leitores.

    Também sei se este ainda continuar com o serviço que se possível e com toda misericórdia de continuar a ser disponibilizado pela Google, o Blgueiro deve criar a melhor forma de estratégia nos seus feeds.

    Se todos se empenharem de toda a certeza a Google terá resultados. e Assim todos(literalmente) ganharão.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruan,

      Concordo plenamente com você. É fato que se os blogueiros se empenharem em ter mais resultados com seus feeds, todo mundo vai sair ganhando, inclusive o Google.

      Abraços.

      Excluir
  12. Olá, Carlos! Tudo bom?

    Estou com uma dúvida enorme. No site do FeedBlitz eles oferecem a contra gratuita como Trial por 30 dias. Como fazer para manter a conta gratuita por mais dias, mês e anos, sem precisar pagar?

    Abraços. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,

      Na época que escrevi esse artigo eu não sabia que o FeedBlitz tinha esse limite, por isso o citei como gratuito. Portanto caso você não deseje pagar após os 30 dias de testes, você pode tentar outro serviço. Verifique uma lista mais detalhada no seguinte link.

      Abraços.

      Excluir
  13. Olá Carlos, poxa estou com uma dúvida daquelas... deixa eu te falar..

    Eu tenho o www.abcdodireito.com.br que está hospedado no blogger e tem o feed queimado pelo feedbuner. Estou criando 5 subdomínios para ele:

    - http://aulas.abcdodireito.com.br
    - http://artigos.abcdodireito.com.br
    - http://modelos.abcdodireito.com.br
    - http://questoes.abcdodireito.com.br
    - http://videos.abcdodireito.com.br

    No www.abcdodireto.com.br já tenho 1000 assinantes. Criarei 5 novos blog's e consequentemente 5 novos feed's.

    Quero disponibilizar assinatura individual para cada novo blog. Além disso quero manter a assinatura do www.abcdoreito.com.br e enviar para todos os assinantes deste as atualizações dos outros 5(subdomínios).

    Pergunta: Posso fazer isso fazendo a transferência individualmente de cada feed, mantendo-os ativo e suscetível de receber novos assinantes? Se não, como faço isso?

    Obrigado desde já pela atenção e desculpe-me pelo tamanho do texto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Ronaldo, infelizmente o FeedBurner só aceita um blog por feed. O fato dos blogs estarem em subdomínios do principal não influencia em nada.

      Abraços.

      Excluir
  14. Ola Carlos,

    Vc tem alguma noticia mais recente sobre o assunto. O Feedburner vai realmente ser descontinuado? Tens outras alternativas viaveis?

    Um abraco
    Daila Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o momento não estou sabendo de nenhuma notícia de descontinuação. Portanto o mais provável é que tudo realmente não tenha passado de boatos.

      Abraços.

      Excluir