Como escrever artigos de qualidade

Escrever artigos de qualidadeEscrever em blogs com qualidade não é tão simples como parece. Embora qualquer um possa criar um texto e publicar em um blog, não são todos que conseguem cativar os leitores e os tornarem fiéis a seus projetos online. Com algum tempo de blogosfera, já li diversos blogs existentes e posso dizer que a minoria conseguiram me cativar a ponto de assinar o feed para acompanhar com frequência.

Por mais que pareça simples, existem alguns pontos básicos para criação de qualquer artigo que devem ser respeitados, mas na prática não é o que encontramos na internet. Hoje vou passar algumas das principais características de um bom artigo, para que possa vir ajudar na criação de seus artigos, caso já não os crie desta maneira:

Objetividade

Este talvez seja um dos principais pontos que o blogueiro deve analisar antes de escrever qualquer artigo. Você não deve nunca trazer artigos extremamente curtos e que não agregue nada, mais também ficar "enchendo linguiça" pode deteriorar a qualidade de seu artigo. Em outras palavras, você deve sempre escrever bastante sobre o assunto, mais agregando conteúdo e não somente escrever para apresentar um texto grande e que não agregue nada.

Escrever artigos de qualidade

Temos sempre que levar em consideração que existem pessoas lendo nossos textos, e elas com certeza perceberão caso tentarmos escrever sem agregar nada. Como exemplo, você pode ler alguns artigos com objetividade, clicando aqui.

Começo, meio e fim

Estruturar seu artigo de forma a apresentar sempre o começo (introdução), o meio (desenrolar do artigo) e o fim (a conclusão). Repare neste texto por exemplo, no inicio do artigo eu faço a introdução, que nada mais é do que mostrar rapidamente o cenário na qual estamos passando, com a importância do tema na qual vou abordar no artigo. Em seguida, começo a entrar nos pontos principais do texto e ao final farei uma pequena e rápida conclusão. Esta deve ser a estrutura de qualquer artigo que vá desenvolver, mesmo que não seja para ser publicado na internet. Eis um bom exemplo de estruturação de artigos, clique aqui.

Bom Português

Escrever com gírias, erros grotescos de língua portuguesa, pode espantar qualquer leitor que acesse seus artigos. Posso afirmar com absoluta certeza, que a minoria das pessoas não se incomoda com excesso de gírias e erros graves de português. Erros que percebemos que foi falha de digitação, são mais toleráveis, porém erros de concordância e coesão são muito graves.

Opinião pessoal

Quando tratamos de escrever em blogs (se aplica a blogs e não a todos artigos que já escrever), devemos demonstrar a opinião pessoal a respeito do que estamos escrevendo. Se leitores entram em nossos artigos, é para saber nossa visão sobre um determinado assunto. Não esqueça que seu blog é algo pessoal, que por mais que seja um blog profissional, não é um jornalismo. Então, não fique em cima do muro quando surgirem assuntos polêmicos. Um bom exemplo expondo a opinião pessoal pode ser acessado clicando aqui.

Estas são alguns pontos que vejo que são essenciais para qualquer escrita de artigos para blogs com qualidade. E você, o que faz para escrever seus textos?

Um abraço a todos e até breve!
Este é um guest post escrito por Adriano Luz, dos blogs Afiliados na Web e Publicidade na Web. Você pode acompanhá-lo no Facebook e no Twitter.
Gostou? Compartilhe:
Carlos Vinícius

Carlos Vinícius é blogueiro, programador e Web Designer. No momento está cursando o ensino médio e tem como principal sonho se tornar Problogger. Você o encontra também no Escola Sites e no Quero criar um blog.

19 comentários:

  1. Muito boa sua dicas. Eu sempre tive problemas com a objetividade, pois sou muito direta e as vezes isso acaba atrapalhando um pouco o desenvolvimento do texto, por outro lado, o artigo pode ser muito relevante, mas se conter erros de grafias geralmente desisto de ler.

    Poxa ando lendo muito por aí e acredite é muito comum erros em grandes sites. É incrível como o pessoal deixa passar erros tão grotescos. Errar é humano, mas...

    Excelente suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilucia, muitas vezes a objetividade ajuda bastante pois muitos leitores gostam de artigos diretos e objetivos. Mas em exagero também não é legal.

      Abraços.

      Excluir
  2. Era de se esperar que um artigo que se propõe a "ensinar" outras pessoas a escreverem fosse, pelo menos, escrito corretamente. Obviedades mal escritas... que perda de tempo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, quando você tiver uma crítica construtiva fique a vontade para comentar. Mas se for para simplesmente chegar em meu blog, criticar um artigo mas não citar os erros então faz o favor de sair do blog.

      Grato!

      Excluir
  3. Carlos,

    O que tenho reparado constantemente em blogs por ai é o investimento em rentabilização e agregadores e gera um ciclo de renda tão alto que os deixam vivos para mancharem a imagem da blogosfera, não se importando com opiniões de outros. Por que? porque eles ganham mesmo vc reclamando ou não. Isso está andando para o lado errado.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruan, em alguns nichos o uso de agregadores é muito rentável e inclusive aconselhável. Não acho que isso manche a imagem da blogosfera.

      Abraços.

      Excluir
  4. Olá, Carlos Vinicius...

    Não sei se você sabe, ainda, mas houve modificações na plataforma Blogger, em especial na parte onde o usuário pode editar o template em Html, agora não tem mais a opção "expandir modelos de Widgets". Percebo que algumas dicas sobre como editar essa parte do template deve sofrer modificações com o tempo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Luciano, essa nova ferramenta é muito mais difícil de usar e muitos usuários estão reclamando.

      Mas em breve irei publicar um artigo completo ensinando como usar esse novo editor.

      Abraços.

      Excluir
  5. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

    Será publicado em 18/04/2013 , no decorrer do dia.

    IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
    Google Analytics e em outras ferramentas
    similares como originadas na URL
    http://ads.tt/ .


    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
  6. Já adicionei o blog aos meus favoritos, parabéns! Linguagem simples e direta, gostei.

    ResponderExcluir
  7. Escrever artigos de qualidade é a base fundamental para o sucesso!

    Adorei as suas dicas, parabéns pelo artigo,

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Seja o que for; se for de grande qualidade, vai atrair as pessoas, você vai ter muita gente querendo essa qualidade. Em termos de conteúdo de qualidade em um blog: conteúdo de qualidade gera tráfego e com muito tráfego, então vem o sucesso.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Bacana CARLOS belo artigo parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Você cometeu "erros grotescos" logo no primeiro item de seu artigo. Você utilizou advérbio de intensidade (mais) quando deveria ter utilizado uma conjunção coordenada adversativa (mas). Não precisa publicar meu comentário. Isso é apenas uma crítica construtiva para você. Sucesso em seu trabalho.

    Elion A. Moreira

    ResponderExcluir