Como colocar os comentários do Google+ no Blogger

O Blogger acabou de anunciar mais um recurso incrível para ser usado em blogs que usam a plataforma: os comentários do Google+. Com o recuso você pode inserir um sistema de comentários muito mais atraente para os seus leitores e recheado de recursos incrivelmente funcionais, que permitem integrar ainda mais seu blog com a rede social da Google.

O sistema funciona de forma muito semelhante ao já conhecido sistema de comentários do Facebook. A única desvantagem dessa nova ferramenta é que para comentar é necessário ter uma conta ativa, e apesar de o Google+ já ser bastante conhecido, muitos internautas ainda não o aderiram.

Comentários do Google+ no Blogger

Caso queira ver uma demonstração do novo sistema em funcionamento clique aqui.

Alguns recursos dos comentários do Google+

  • Quando um leitor deixar um comentário no seu blog ele terá a opção de compartilhar automaticamente o post no Google+, o que ajuda não só na divulgação, como também no SEO, já que o Google leva em conta os links postados em sua rede social;
  • Caso o recurso acima seja marcado pelo usuário, o comentário será publicado no perfil do mesmo e todos as respostas deixadas por outros usuários também aparecerão no blog, e vice-versa;
  • O usuário ainda tem a opção de escolher quem pode ver os comentários, se eles serão públicos, se só aparecerão para os amigos, ou para um determinado amigo;
  • Como autor do blog você receberá uma notificação assim que um comentário for publicado em seu blog;
  • Os seus leitores poderão escolher em qual ordem desejam ver os comentários, se serão em ordem de publicação ou importância;
  • Os leitores também podem marcar os comentários dos outros usuários com "+1", uma espécie de "curtir" que permite aos usuários dizerem que gostaram do comentário;
  • Os novos comentários aparecem para os outros usuários automaticamente sem ser necessário a atualização da página.

Como inserir os comentários do Google+ em seu blog

Um bug que percebi no sistema é que em alguns templates personalizados (como aqui no Como Blogar) ele não funciona corretamente. Mas não se preocupe, pois assim como ocorreu quando o Blogger lançou a opção "Responder" no sistema antigo de comentários, em breve será disponibilizado aqui no blog uma solução para isso.

Antes de mais nada é necessário que seu perfil do Blogger esteja vinculado ao Google+. Caso ainda não esteja, acesse o seguinte artigo e descubra como fazê-lo:
Assim que seu perfil do Blogger estiver associado ao Google+, siga o seguinte processo:

1° passo: Acesse o painel do Blogger e clique na opção do blog que você deseja inserir o novo sistema;

2° passo: Clique na aba "Google+" localizada no menu esquerdo da página;

3° passo: Marque a opção "Usar comentários do Google+ neste blog".

Ativar comentários do Google+ no Blogger

Pronto! O sistema de comentários do Google+ já está ativado em seu blog.

Caso ele não funcione corretamente, ou você desista de usá-lo, basta desmarcar a opção novamente e tudo voltará ao normal.

Espero que tenham gostado. Até breve!
Gostou? Compartilhe:
Carlos Vinícius

Carlos Vinícius é blogueiro, programador e Web Designer. No momento está cursando o ensino médio e tem como principal sonho se tornar Problogger. Você o encontra também no Escola Sites e no Quero criar um blog.

24 comentários:

  1. Uhu! \õ/
    Google deve estar usando o Blogger como cobaia de testes do sistema de comentários do G+ antes de disponibilizar para uso em todo canto como o do Facebook. Sistema de comentários próprio era só o que faltava pro Plus ficar perfeito :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, também acredito que em breve essa ferramenta estará disponível para qualquer site, independentemente da plataforma.

      Abraços.

      Excluir
    2. Preciso muita de sua ajuda?
      meu nome e EVERTON FAGUNDES DIAS, sou de porto alegre, rs ;E GOSTARIA DE MUITO DE SUA AJUDA E UM MINUTO SE SUA ATENÇÃO;O ESTOU COM UM PROBLEMA FAMILIA E TENHO 2 FILHOS UMA MENINA DE 6 ANOS E UM MENINO DE 1 ANO E MORO COM MINHA MAE E ESTOU DESEMPREGADO E MINHA MAE ESTA DOENTE ELA TEM PEDRA NOS RINS E ACABOU DE SABER QUE ESTA COM LEUCEMINA E CANCER NOS OVARIOS E PARA PIORAR MEU FILHO ESTA COM REFLUXO E TEM QUE TOMAR UM REMEDIOS CAROS E MINHA MAE PRECISA FAZER CIRUGIA E TRATAMENTO E CONFORME O MEDICO PELO SUS LEVA ANOS E EU ESTOU GASTANDO TUDO O Q NAO TENHO ESTOU ATE NO SPC E SERASA POR CAUSA DISSO PEÇO PELO AMOR DE DEUS QUE ME AJUDEM ESTA DIFICIL MUITO MINHA SITUAÇÃO SEI Q PARA VOCES 1 REAL 0,50 CENTAVOS NAO VAO FAZER FALTA MAIS PARA MIM ESTA FAZENDO MUITA FALTA E MINHA FILHA PRECISA ENTRAR NO COLEGIO ANO Q E;VEM E;MAL TENHO DINHEIRO PARA PAGAR AS CONTAS COMO VOU COMPRAR OS MATERIAL ESCOLAR SEI QUE PRA VOCES 1 REAL 0,50 CENTAVOS NAO VAO FAZER FALTA MAIS PARA MIM ESTA FAZENDO MUITA FALTA POIS ESTOU SEM SABER O QUE FAZER NAO SEI MAIS PARA QUEM PEDIR AJUDA SEI QUE E CHATO MAS PRECISO MUITO DA AJUDA DE VOCES PELO AMOR DE DEUS UM POUCO DE COMPAIXAO SO TENHO UMA CONTA NO BANRISUL QUE E CONTA: 0041 AGENCIA:352031860-6 O QUE VOCES PUDEREM AJUDAR NEM QUE FOR 0,10 CENTAVOS JA VAI ME AJUDAR, OBRIGADO PELA ATENÇÃO E QUE DEUS DE PARA VOCES EM DOBRO

      Excluir
  2. Carlos,

    Eu já estava ligado com um problema após essa disponibilização de comentários do blogger! Para você saber, meus comentários não aparecem mais por causa daquela sua personalização, logo eu pensei em procurar a antiga codificação estilizada do blogger para poder entrar em vigor os comentários G+ que ativei! Você tem como me dar outro passo mais fácil?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruan, no início também achei que o sistema não funcionou em meus blogs por causa da estilização dos comentários, mas retirei o código e não adiantou, o que me levou a supor que o sistema ainda não funciona em templates personalizados.

      Abraços.

      Excluir
  3. Fala Carlos fiquei muito feliz com essa nova ferramenta, pois estava quase saindo da plataforma blogger, porem resolvi ficar um pouco mais. Boa dica.

    ResponderExcluir
  4. É verdade que esse sistema de comentários só funciona em templates nativos do blogger?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente sim Henrique. Pelo menos nos meus testes não funcionou em templates personalizados. Mas como foi dito, caso esse problema seja resolvido irei notificar para vocês.

      Abraços.

      Excluir
  5. Olá,

    Muito boa esta novidade do Google. Acredito que logo esta ferramenta estará disponível para todos os sites que rodam js, assim como o plugin Facebook Comments.

    O Google não quer ficar para trás, e acredito muito que daqui a longos anos o Plus ainda vá trazer um grande retorno.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Excelente dica CarlosVinícius com certeza irá nos ajudar!

    Abraço e Sucesso.
    Donato Barros | DonatoBarros.com

    ResponderExcluir
  7. O problema é que no Lucrar Com Blog eles não estão a funcionar, quando marco essa opção todos os outros comentários desaparecem e não é apresentada nenhuma opção para comentar com o Google +.

    Seri excelente ter essa ferramente a funcionar, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o mesmo que está acontecendo com o meu blog. Como eu disse, esse sistema ainda não funciona em templates personalizados.

      Abraços.

      Excluir
  8. Cara eu fiz dessa maneira mas os comentários não aparecem que nem na imagem que você demostrou ai. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como estão aparecendo?

      Se eles não estiverem aparecendo, então é a questão que eu falei: esse sistema ainda não está funcionando em templates personalizados.

      Abraços.

      Excluir
  9. Carlos estou com um problema com os comentários do meu blog, não está aparecendo a caixa de cometários. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for em relação aos comentários do Google+, como eu já disse no artigo, o problema é que em alguns templates personalizados a funcionalidade realmente não funciona.

      Abraços.

      Excluir
  10. No meu caso, uso o Template dinamico do próprio blogger, a caixa de comentario do Google + aparecia, agora não mais!

    ResponderExcluir
  11. precisamos de ajuda aqui na cidade de sao roque temos que tirar o prefeito urgente da prefeitura, ele está destruindo a cidade, ele mal entrou já comprou casa, carro e o povo pede socorroo a ele e simplismente ele ignora gente vamos fazer baixa assinada a cidade o povo precisa de prefeito honesto descente que no ajude e não um que nem daniel que esta comprando manssão carro do ano quebrando a cidade inteira ao inves de ficar melhor está ficando um estrago, gente por favor vamos agir , vamos fazer alguma coisa, vamos fazer manifestação seja o que for ,mais precisamos tirar esse prefeito que não serve pra nada.

    ResponderExcluir
  12. to precisando dessa caixa no meu site tambem

    ResponderExcluir
  13. Férias em Paraty na Pousada CHez RE

    A Pousada não oferece nada do que aparece nos sites de busca, na realidade tudo é muito pobre e precário.
    Sofremos com o calor, ventilação zero.
    Chorei queria voltar assim que entrei...
    No sanitário não havia ralo (somente no chuveiro).
    Ao dar a descarga a àgua saia pelo vaso sanitário, corre (não entra ai sem os chinelos).
    Piscina pequena, só para crianças.
    Wi Fi ? sem chances
    A proprietária nos recebe em traje de banho.
    Segurança zero, escada de acesso ao piso superior fora do padrão, sem corrimão, crianças e idosos sem chances.
    Não oferece café da manhã e nem roupa de cama (voce tem que levar a sua).
    Pelo valor cobrado, minha sugestão é que fiquem num camping é muito mais confortavel.
    Ao cair do sol e sentar-se a beira da piscina, olhe a sua direita e veja quem vai te recepcionar. Será um casal de camundongos e pela beleza natural e agilidade dos mesmos demos o apelido de "Ligeirinho e Corridinha"

    ResponderExcluir
  14. Estava com dúvidas de como colocar no blog. Obrigada :D

    ResponderExcluir