7 dicas para tornar seu blog mais legível

LeituraSe você já leu um livro na praia, então você consegue entender que o ambiente desempenha um grande papel na forma como um conteúdo pode ser entendido ou até mesmo apreciado.

A mesma lógica se aplica para o seu blog. Com o exemplo acima fica mais fácil entender sobre nossa dica de blog neste post, onde vamos falar sobre o design como uma forma de aumentar a legibilidade de seu blog.

Use os olhos como forma de captura

Se você folhear uma revista, provavelmente vai notar que seus artigos começam em sua maioria com um capítulo. Isso é algo intencional, a fim de chamar a atenção do leitor para o início do artigo. Afinal quanto mais fácil for o encontro do início do artigo, mais provável será o interesse pela leitura do mesmo.

Aumente as fontes de sua introdução

Depois de atrair os olhos dos leitores, você precisa fazer todo o o possível para que eles deslizem a barra de rolagem para continuar a ler o conteúdo. Uma maneira de fazer isso é simplesmente aumentar o texto do primeiro parágrafo.

Isto em conjunto com a atratividade do capítulo dará ao seu conteúdo toque e estilo profissional.

Crie parágrafos curtos

Embora redundante, esta dica é importante o suficiente para mencionar. Olhando ao redor da web, é como se todos nós tivéssemos professores que nos dissesse que os parágrafos são compostos por frases. Escrevendo na web é um pouco diferente de escrever no papel, porque as pessoas estão constantemente distraídas e procuram respostas rápidas para suas buscas, sendo assim você precisa mantê-las focadas através do conteúdo. Um parágrafo muito extenso pode repelir seus leitores.

Escolha fontes limpas

É um consenso geral de que as fontes sans-serif, Arial e Verdana são as melhores fontes para o conteúdo de uma página web, pois são fontes “limpas” e não dificultam o tempo de leitura.

Lógico que isso não impede que você use fontes diferentes para títulos aos quais deseje dar maior charme e atrair mais olhares desde que seja feito com bom senso. Abaixo estão alguns dos maiores sites do mundo e as fontes usadas em suas páginas:
  • Google: Arial
  • Yahoo: Arial (home), Georgia (conteúdo)
  • MSN: Arial

Tamanho das fontes de um post

14 pixels é o mínimo absoluto para o conteúdo do corpo de leitura para torná-lo fácil de ser visualizado, portando tome bastante cuidado para não usar tamanhos demasiadamente minúsculos nas postagens, pois podem causar certo desconforto visual para os usuários.

Espaço entre linhas

Depois de definir o tamanho da fonte, você precisa estabelecer altura para os espaços entre as linhas, o ideal e mais comumente usado é 30px na primeira linha. Já para segunda linha indica-se o espaço de 2px , e na ultima linha aconselha-se a utilização de 3px.

Escolha um fundo de cores suaves

É importante que você escolha uma cor calmante para que seus leitores respondam positivamente aos seus conteúdos. Os tons de fundo muito fortes e coloridos, assim como o tamanho de fonte inadequado, podem causar cansaço à visão de quem ler.

Conclusão

Por fim entendemos que seu conteúdo é importante e que demanda grande dedicação de seu tempo, mas gastar alguns minutos na aplicação de algumas dessas dicas vai melhorar drasticamente a capacidade de leitura de cada post que você escreveu e será possível conquistar ainda mais seus seguidores.
Gostou? Compartilhe:

5 comentários:

  1. Concordo com a dica dos parágrafos curtos. Chega a dar uma ânsia quando eu chego em algum blog para ler uma resenha e vejo todo o texto em no máximo um ou dois parágrafos.

    Abraços!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vagner, realmente é bastante desconfortável ler artigos com parágrafos demasiadamente longos.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Olá, Carlos

    Realmente, neste artigo você dá uma verdadeira aula de como deve ser a escrita, pois praticamente, basta ler os tópicos para se inteirar perfeitamente do que será falado.

    Tudo de forma simples e eficaz, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denilson, o autor desse artigo é o Adriano Luz.

      Mas de qualquer forma, muito obrigado e volte sempre.

      Abraços.

      Excluir
  3. Gostei do post!

    é importante mesmo inserir um fundo de cores suaves para o blog. Isso faz diferença!

    Abraços!

    ResponderExcluir